A Prefeitura de Concórdia, através da Secretaria Municipal de Saúde, está alinhando a viabilização da uma ambulância de UTI móvel para o SAMU de Concórdia.
Os encaminhamentos já foram dados em Brasília, através do Ministério da Saúde.
De acordo com a secretária de Saúde, Leide Mara Bender, a intenção da Prefeitura é de manter a atual estrutura do SAMU, mas contar também com uma segunda equipe que atenderá através da UTI Móvel os pacientes de Concórdia e da região.
Nesse caso, o custeio seria viabilizado pelo Governo Federal. A ideia é colocar a ambulância do SAMU no mesmo local onde será inaugurado a novo programa Estratégia da Saúde da Família, na antiga estrutura da UPA no bairro Jardim Europa.
A estrutura que hoje funciona na sede dos Bombeiros Voluntários já será transferida até o final desse mês. Depois, caso o Governo Federal autorize o funcionamento da UTI do SAMU, toda a estrutura será concentrada no mesmo local.
A UTI do SAMU atenderá Concórdia e outras cidades da região para o transporte de pacientes com quadro clínico mais grave. Além disso, a ambulância terá médico e outros profissionais 24h. |