Um dia histórico para Concórdia e a região Oeste. Pela primeira vez uma mulher assume o cargo de Delegada da 14º Delegacia Regional de Polícia Civil. Ediana Grenzel Person é delegada há 17 anos e estava atuando na Delegacia Proteção à Mulher Criança e Idoso - DPCAMI/Fron - em Concórdia. A solenidade de posse foi na terça-feira, 14, no Centro Cultural, com a presença de policiais civis, autoridades, lideranças, amigos, familiares e convidados. “Na região, eu sou a única delegada de polícia. Então, este lugar como gestora será importante para que as mulheres acreditem nos seus objetivos e trabalhem por eles”, destacou.
Por enquanto, até dia 28 de fevereiro, o delegado Álvaro Weinert Opitz, que já atua na Divisão Criminal (DIC) irá acumular a função para responder também pela DPCAMI/Fron.
Ediana ingressou na Polícia Civil no ano de 2006, tendo sido lotada na comarca de São Miguel do Oeste. Em 2010, passou a atuar na comarca de Concórdia, inicialmente na DP/Fron e, por último, na DPCAMI/Fron. Além da formação em Direito, ela tem pós-graduação em Ciências Criminais e mestrado em Filosofia. Agora, terá sob a sua responsabilidade a gestão das comarcas de Concórdia, Seara, Itá e Ipumirim.
A nova delegada regional, que já conhece bem Concórdia e região sabe o tamanho do desafio que espera por ela, principalmente no que se refere a quantidade do efetivo, a combater a violência contra a mulher, o tráfico de drogas e os crimes contra a vida. “Acredito que a equipe que temos hoje é muito dedicada e vamos superar juntos os desafios que teremos pela frente”, destacou.
E os números divulgados pela Polícia Civil nesta terça-feira apontam que o esforço em proteger a comunidade traz resultados. Na DPCAMI, em que a delegada atuava, até assumir o cargo, em 2022 foram emitidas 293 Medidas Protetivas de Urgência, foram trabalhados e encerrados 610 procedimentos e registrados 1.037 Boletim de Ocorrências.
Já na DIC - Divisão de Investigação Criminal - foram realizadas 17 operações, 100% dos homicídios solucionados, com 111 policiais civis envolvidos e 28 pessoas foram presas.
A expectativa é que a Delegacia Regional possa contar com o apoio do Comando da Polícia Civil que também prestigiou a posse da Delegada Ediana. O Diretor Geral da PC em Santa Catarina Ulisses Gabriel destacou a importância do ato realizado em Concórdia. “É uma proximidade que esta nova gestão terá com as delegacias e com a comunidade. Muitas vezes essa mudança ocorria apenas por meio de um ato no Diário Oficial, mas entendo que é importante ter esse reconhecimento tanto para que deixa o cargo como para quem assume”, destacou.
Ulisses Gabriel também fez um apontamento importante sobre as prioridades da Polícia Civil que serão de equilibrar o efetivo - o quadro ideal é de seis mil policiais e atualmente estão na ativa cerca de 3.350. A falta de efetivo se reflete também na ocupação dos cargos para delegados. Só de Lages para o Oeste faltam 35 delegados. “Vamos respeitar a questão do orçamento, mas precisamos repor este efetivo, cuidar dos prédios das delegacias e investir em treinamento e tecnologia para atender melhor a comunidade e, de forma cada vez mais próxima”, destacou.
|