A Secretaria de Educação de Concórdia, atendendo a exigência da Lei Lucas (13722/18), que foi sancionada no dia 04 de outubro de 2018, formará grupos com professores da rede municipal de ensino, para que estejam preparados a realizar atendimentos de primeiros socorros em crianças e adolescentes dos educandários. A Lei Lucas obriga que escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos em caso de necessidade.
A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar. O motivo foi uma asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente que serviram no lanche.
A criança não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada pois não havia profissionais qualificados neste tema em sua escola. Essa fatalidade certamente poderia ter sido evitada se houvesse preparo e treinamentos periódicos pelas pessoas responsáveis pelo evento.
Por causa do seu filho único, Alessandra Begalli, mãe do menino Lucas, se mobilizou para lutar por uma causa até então inexistente na legislação brasileira e daí surgiu a Lei com o nome da criança.
A secretária de Educação de Concórdia, Gládis dos Santos explica que a formação para os professores será feita em parceria com os Bombeiros Voluntários.
A Lei Lucas exige treinamento dos profissionais de infância a cada dois anos. A secretária explica que no ano passado um grupo com 40 professores passou pela formação e este ano outros grupos já estão programados.
O novo curso inicia a partir do dia 27 deste mês e ocorrerá no auditório do Corpo de Bomberios Voluntários de Concórdia.. |