Quatro barragens ou reservatórios de água da região do Alto Uruguai de Santa Catarina foram vistoriadas durante os últimos meses de 2022 pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente. O objetivo foi de publicar o primeiro relatório anual de segurança das barragens.
Em todo o estado, foram fiscalizados 34 empreendimentos e todos apresentaram nível considerado normal de Perigo Global da Barragem. Esse indicador aponta que as anomalias identificadas em cada uma delas não comprometem a segurança.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, SDE, através da Diretoria de Recursos Hídricos e Saneamento, DRHS, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Sema, possui atribuições relativas à Política Nacional de Segurança de Barragens e ao Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens. Dentre elas, a competência de fiscalizar as barragens de acumulação de água dos corpos d’água de domínio estadual, exceto para fins de aproveitamento hidrelétrico.
De acordo com o buscado pela Aliança FM, na Amauc foram vistoriados quatro reservatórios, sendo três no município de Irani: Tortelli, Lago Municipal e Pinheiro Marcado; mais a barragem de contenção, localizada no Parque de Exposições, em Concórdia.
|