A posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu vice Geraldo Alckmin (PSB) foi destaque na primeira página dos principais jornais do mundo, neste segunda-feira. As edições impressas de publicações como "The New York Times", "The Guardian", "Le Monde" e "El País" trouxeram fotos da cerimônia realizada na véspera, em Brasília.
O próprio Lula compartilhou nas redes sociais algumas das capas de jornais, entre elas, a do "The New York Times". Após a publicação do presidente, o nome da publicação americana entrou para a lista de assuntos mais comentados no Twitter.
O jornal americano "The New York Times" deu grande destaque para o tema. A notícia apareceu no alto da capa e com a foto principal. A imagem escolhida foi a de Lula subindo a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de um grupo de pessoas que representava a diversidade do Brasil.
O evento de posse presidencial também foi destacado com foto no jornal inglês "The Independent". Outra publicação britânica, o "The Guardian", usou uma imagem de uma apoiadora de Lula na capa da edição impressa desta segunda-feira. A fotografia mostra uma mulher "fazendo o L" com as mãos. O jornal diz ainda que o novo mandatário promete "livrar o país da era de devastação de Jair Bolsonaro".
O francês "Le Monde" é mais um jornal que ilustrou sua capa com uma foto de Lula. O novo presidente brasileiro aparece durante desfile pelas ruas de Brasília a bordo do Rolls-Royce, ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. "Lula quer ser presidente da unidade", diz o destaque na capa.
A posse presidencial no Brasil foi manchete do espanhol "El País". O jornal publicou uma foto de Lula com Janja, no alto da página, e destacou que o novo presidente brasileiro "promete reconstruir Brasil sobre as 'ruínas' de Bolsonaro".
A cerimônia que empossou Lula no cargo também apareceu nas capas de jornais como os portugueses "Público" e "Diário de Notícias", no espanhol "El Mundo" e no canadense "The Globe And Mail".
|