A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi parar na Justiça por causa de vídeos que estão circulando na internet – e que até viraram memes –, onde mostra um gato sendo tirado de cima da mesa, durante a coletiva de imprensa da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo no Catar.
O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal entrou com uma ação judicial por suposto caso de maus-tratos, diante das imagens polêmicas.
A situação foi registrada na última quarta-feira, dia 7, onde o gato “invadiu” a coletiva e roubou as atenções e os holofotes, ficando sobre a mesa onde estavam o assessor da CBF e o atacante Vini Jr.
No entanto, a forma como o assessor pegou o animal e o tirou do local, despertou indignação pelas redes sociais. Durante a “expulsão”, o animal foi segurado pelas costas e jogado ao chão.
Segundo o Fórum Nacional, após análise das imagens, a cena configura caso de maus-tratos. Por isso, a instituição ajuizou uma ação civil pública contra a CBF por dano moral coletivo. A peça solicita retratação pública e o pagamento de multa de R$ 1 milhão. O dinheiro será investido no Fundo de Meio Ambiente da União.
“Esse lamentável fato foi filmado e transmitido ao mundo ao vivo além de configurar maus-tratos a animal se constituiu em um péssimo exemplo para as pessoas. Manchou a imagem do nosso País diante de todo o mundo, em que uma plateia atônita foi obrigada a assistir essa triste cena”, pontuou a advogada do Fórum Nacional, Ana Paula Vasconcelos.
|