A Copa do Mundo terá um momento histórico nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro. Pela primeira vez em quase um século do torneio, uma equipe feminina de arbitragem vai comandar um jogo do Mundial, que em 2022 acontece no Catar.
A partida entre Alemanha e Costa Rica, às 16 horas, terá inclusive a presença de uma profissional natural do Oeste de Santa Catarina. Neuza Back, de 38 anos, será uma das “bandeirinhas” no jogo apitado pela árbitra Stéphanie Frappart, da França. A assistente número dois será Karen Diaz Medina, do México.
"É um evento histórico", escreveu a Fifa no comunicado em que divulgou a escala da arbitragem para a partida decisiva, que definirá a classificação ou não da tetracampeã Alemanha para as oitavas de final.
Quem é Neuza Back
Neuza Back tem 38 anos e é uma das principais assistentes da arbitragem brasileira.
Natural de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, Neuza Back é considerada uma das principais assistentes de arbitragem do Brasil, com mais de 100 partidas no Campeonato Brasileiro da Série A, além de jogos da Copa do Brasil e Libertadores. Ela é graduada em Educação Física e também trabalhou no Mundial de Clubes, que aconteceu no Catar em 2021, e nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A Copa do Mundo de 2022 é a primeira com mulheres entre os árbitros convocados pela Fifa. São três árbitras e três auxiliares no total. Nas duas primeiras rodadas da competição, a Fifa não escalou trio feminino, o que acontecerá de forma inédita nesta quinta-feira.
|