A Universidade do Contestado já está preparando o processo seletivo para a oferta do curso de Medicina no campus de Concórdia, a partir de março de 2023. O período de inscrições é da primeira quinzena de dezembro até 20 de fevereiro através de seleção pelo ENEM. Em 2019, a Universidade já iniciou o processo para a compra dos equipamentos. A proposta é introduzir no curso de Medicina a mais alta tecnologia, com equipamentos de ponta para que os alunos tenham as melhores ferramentas de aprendizagem, aliando teoria e prática.
A vice-reitora da Universidade do Contestado, Solange Sprandel da Silva, confirma que o curso de Medicina é uma realidade na UNC Concórdia. "O curso de Medicina é uma realidade para o campus da UNC Concórdia. Eu tive a satisfação de receber o parecer da Comissão de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação a autorização para oferta do curso de Medicina no campus local. Esse é o resultado de um planejamento estratégico que foi elaborado em 2014. Sendo que durante toda essa trajetória executamos todas as etapas para que nós pudéssemos hoje trazer essa notícia tão importante para o Alto Uruguai Catarinense", assinala a vice-reitora.
Conforme Solange, o curso de Medicina tem um significado muito especial para a Universidade. "Significa a evolução de uma trajetória na oferta de cursos superiores por mais de 50 anos na área de saúde. É um momento em que nós temos a maturidade o suficiente de dizer que tudo aquilo que nós aprendemos com o curso de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, enfim, com todos os cursos na área de saúde, neste momento, nós temos condições de ofertar o curso de Medicina. Não somente maturidade pedagógica, mas também equilíbrio financeiro para podermos investir em toda a estrutura necessária", pontua. |