As Sessões Ordinárias da Câmara de Vereadores de Concórdia estão chegando ao final. Faltando apenas mais QUATRO encontros em novembro e quatro em dezembro. Após reunião com os vereadores, ficou definido que a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2023/2024, ocorrerá no próximo dia cinco de dezembro. Neste dia a Sessão será realizada às 8h da manhã.
Conforme o regimento do Legislativo, durante no lugar do Grande Expediente o atual presidente, Fabiano Caitano, comunicará aos presentes que estará aberto o prazo para a inscrição das chapas interessadas na eleição da Mesa Diretora. Após isso, cada vereador dará seu voto de forma nominal e aberto, onde cada um irá na Tribuna e declarará sua escolha.
Depois das eleições 2020, com a coligação PSDB/PL tendo a maioria na Câmara de Vereadores, ocorreu um acordo entre os partidos, sendo que nos dois primeiros anos a presidência ficaria com os Tucanos, a cargo de Fabiano Caitano, em 2021 e 2022 e os dois últimos anos a cargo dos Liberais.
Nos bastidores três nomes estão cotados: Anderson Guzzatto, Jaderson Miguel Prudente e Fabio Ferri, todos do PL. Mauro Fretta não pode concorrer, pois o regimento da Câmara não permite que um vereador suplente assuma cargo na mesa diretora.
Nos últimos meses o nome de Closmar Zagonel também surgiu como postulante à presidência. Nesse caso, só seria possível a eleição do vereador do MDB se ocorresse uma manobra, já que a situação no Legislativo tem quatro vereadores do PSDB e quatro do PL. Por sua vez, a oposição, tem três vereadores do PT, um do MDB e um do PDT.
As Sessões de dezembro serão realizadas no dia 5, às 8h e as demais nos dias 12, 13 e 14, a partir das 18h.
|