Na última sexta-feira, dia 21, foram abertos os envelopes do processo licitatório que visa contratar uma empresa que fique responsável pela obra de restauração de mais um trecho da SC-283 – entre Seara e Arvoredo. Conforme as informações, cinco interessadas manifestaram intenção pela obra, mas ainda não há uma vencedora. Uma empresa de Curitiba apresentou o menor valor, de cerca de R$ 135 milhões.
De acordo com as informações apuradas com o escritório regional da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina no Oeste, depois da abertura dos envelopes de sexta-feira, agora iniciou a etapa de habilitação das propostas – isto é, neste momento ocorre a verificação dos valores oferecidos e documentação das empresas interessadas.
A etapa de análises costuma levar cinco dias, além de outros cinco dias para recursos das demais empresas. O passo seguinte será homologar a vencedora. Caso não sejam apresentados recursos e não haja nenhuma intercorrência, a expectativa da regional oeste é que em 30 dias, ou seja, até o fim de novembro, a ordem de serviço poderá ser assinada, autorizando o início dos trabalhos.
O valor máximo previsto para esta obra na licitação era de R$ 145 milhões – um reajuste em relação aos R$ 127 milhões do primeiro edital, cujo resultado foi fracassado. A revisão orçamentária foi necessária por conta do encarecimento dos materiais necessários para a restauração, algo comum em diversas obras nos últimos meses.
Já sobre o outro trecho, que compreende a SC-154, acesso a Arabutã, até a cidade de Seara, está em licitação. O processo foi lançado na última semana pelo Estado e deverá chegar ao fim no dia 11 de novembro. Este é mais um trecho que apresentou problemas na primeira versão por conta dos valores estabelecidos em edital.
Entre Seara e Arvoredo, a rodovia tem 24 km de extensão, e a restauração deverá contar com terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização, meio ambiente, obras complementares, obras de contenção e iluminação. Já no outro trecho, entre Seara e Arabutã, são 26 km de restauração.
Dos quatro trechos a serem revitalizados, dois já saíram do papel. No começo deste ano, os trabalhos começaram entre Chapecó e Arvoredo. Mais recentemente, no início de outubro, também teve início o trecho de Concórdia, que vai até o trevo de acesso a Arabutã.
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