A Câmara de vereadores aprovou a Indicação de autoria do Vereador Vilmar Comassetto, que sugere à Prefeitura para que se elabore e implemente o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos da Construção Civil e Volumosos.
Segundo o Vereador proponente, essa medida precisa ser tomada urgentemente, devido ao elevado volume de resíduos da construção civil que estão sendo depositados em vários locais do município, principalmente nas marginais da rodovia Contorno Norte.
“É preciso que o poder público adote medidas para o seu gerenciamento e aproveitamento. Sabe-se que esses resíduos quando depositados irregularmente comprometem a qualidade de vida e a paisagem, contribuindo para proliferação de doenças, além de representar um desperdício de matéria prima que poderia ser reciclada e aproveitada para fazer lajotas, telhas e tubos de concreto”, afirma.
O Vereador apresenta pesquisas feitas pela ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), que o Brasil desperdiça anualmente quase 8 bilhões de reais por não reciclar seus resíduos. Os dados indicam que 70% dos resíduos colocados nos chamados “bota-fora” poderiam ser reaproveitados. O volume diário de resíduos formado por argamassa, areia, cerâmicas, pedaços de concreto, tijolo, madeira, além de plásticos, papeis, tintas entre outros é um grande problema para as cidades, mas pode ser também fonte de recursos, se reciclados e reutilizados corretamente.
O Vereador Comassetto destaca que associado a isso, também propõe que seja feito o cadastramento de áreas, públicas ou privadas, aptas para recebimento, triagem e armazenamento temporário desses volumes, em conformidade com o porte da área urbana municipal, possibilitando a destinação posterior dos resíduos; o estabelecimento de processos de licenciamento ambiental para as áreas de processamento e de disposição final de resíduos; a definição de critérios para o cadastramento de transportadores de entulhos; promover ações de orientação, de fiscalização e de controle dos agentes envolvidos e desenvolver ações educativas visando reduzir a geração de resíduos e possibilitar a sua segregação. |