As operações do Hospital São Francisco (HSF), de Concórdia, passarão por uma ampliação e a unidade deve inaugurar no fim deste mês, no dia 31, uma segunda-feira, a sua nova ala de internação. Serão liberados 40 novos leitos para pacientes de toda a região. A informação foi confirmada pela direção da unidade hospitalar nesta quinta.
De acordo com as informações, os quartos fazem parte do novo prédio que está sendo erguido desde o fim de 2018 e compreende a grande ampliação que visa readequar os serviços do hospital à nova demanda diária de atendimento. Faltam poucos detalhes para a inauguração. No momento, a empresa responsável está finalizando a parte de acabamento e ajustes finais.
Enquanto isso, a estrutura que recebe os atuais leitos serão reformados. Todos estes que estão para serem inaugurados serão para a internação clínica/normal. Além desta nova ala, deverá ficar pronta em novembro também uma nova e moderna cozinha com refeitório para funcionários e acompanhantes de pacientes internados.
Em breve também o Hospital São Francisco deverá liberar outras novas alas da estrutura que faz parte da ampliação, como é o caso de mais um ambulatório de especialidades. Entre os próximos passos, ainda, a construção da nova Unidade de Terapia Intensiva Neo-natal e pediátrica, com 20 novos leitos, e a ampliação do serviço de diagnóstico por imagem
Em recente entrevista, o diretor do Hospital, Claudemir Andrighi, disse que a construção do novo Pronto-Socorro, que também vai para a nova estrutura, sofreu atrasos por conta da pandemia de covid-19 e deve ficar somente para 2023. A estrutura contará ainda com uma nova UTI geral, com 20 novos leitos.
O novo Pronto-Socorro, quando pronto, ficará instalado em uma das novas torres construídas na ampliação, localizadas na rua Getúlio Vargas, que vai abrigar também Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, hemodinâmica, hemodiálise, cozinha, lavandaria. Já na segunda estrutura, estarão ambulatórios, serviços de consultório e administrativos.
A previsão para conclusão da obra completa era para 2024, mas com o atraso devido à pandemia, deverá terminar somente em 2025. Três torres foram construídas. Uma tem 12 andares, a outra, nove, e uma terceira servirá como garagem para 370 veículos.
A obra toda, como está projetada, terá um custo estimado em R$ 50 milhões. A obra ocorre em duas etapas. Na primeira fase, o investimento foi de cerca de R$ 20 milhões, com mais 30 milhões na segunda etapa, que compreende a parte interna. Ao fim da ampliação completa, o Hospital terá 51 mil metros², com mais de 300 leitos, sendo 50 somente para tratamento intensivo.
A unidade possui mais de 200 médicos, e, desde a abertura do seu Ambulatório de Especialidades, conta com mais de 60 profissionais, inclusive com especialidades novas na cidade como Coloproctologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Infectologia, além de novas equipes de Anestesia, Ortopedia, Cirurgiões Gerais e Psicólogas. A unidade possui ainda mais de 800 colaboradores diretos e indiretos e 206 leitos de internação. |