Jorge Seif (PL) foi eleito neste domingo (2) o novo senador por Santa Catarina. Ele recebeu 39,88% dos votos válidos até às 20h30 deste domingo, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – mais de 95% das urnas foram apuradas até então. Ele ocupará o cargo por até oito anos. Ao todo, dez pessoas disputaram o cargo no Estado.
Dário Berger (PL) foi o segundo candidato com mais votos, totalizando 16,30%. A diferença é pequena para o ex-governador Raimundo Colobo (PSD), que conquistou 16,28% dos votos. Em seguida vêm Kennedy Nunes (PTB), com 11,72%; Celso Maldaner (MDB) com 8,07%. Afranio Boppré (PSOL) com 3,18%; Luiz Barbosa (Novo), com 2,70% e, por fim, Hilda Deola (PDT), com 1,80%.
Jorge Seif começou a carreira pública como Secretário de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo Jair Bolsonaro (PL). Ele tem como primeiro e segundo suplente Hermes Klann e Adrian da Blukit, respectivamente.
Seif integrou o PSL em 2019, mas deixou o partido em 2021 para filiar-se ao PL. O novo senador é bacharel em Administração e Marketing pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí). O novo senador votou durante a manhã em Itajaí, no Litoral Norte, ao lado da família.
Disputaram o pleito os candidatos Afrânio Boppré (PSOL), Caroline Sant Anna (PCO), Celso Maldaner (MDB), Dário Berger (PSB), Gilmar Salgado (PSTU), Hilda Deola (PDT), Jorge Seif (PL), Kennedy Nunes (PTB), Luiz Barboza (Novo) e Raimundo Colombo (PSD).
Novo senador listou prioridades ao Grupo ND
Em entrevista à NDTV no último dia 28, Seif listou prioridades como trazer mais recursos para as rodovias federais, especialmente as localizadas no Oeste catarinense.
Além da infraestrutura, o empresário afirmou que o ensino técnico é um grande problema, porque diz que o Estado teria vagas sobrando, mas falta mão de obra qualificada. |