A Nova Zelândia é o primeiro país a concluir a votação, neste domingo (02/10), com vantagem para o candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Boletins com resultados das urnas, afixados na parte externa da embaixada do Brasil, na capital Wellington, colocam o petista com 72,9% dos votos. Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 15,7%, seguido por Ciro Gomes (PDT) com 5,1% dos votos válidos, e Simone Tebet (MDB), ou 1,8%.
São 686 eleitores brasileiros para votar na Nova Zelândia neste ano, de acordo com o TSE. A diferença de horário em relação a Brasília é de 16h. Ainda na Oceania, Lula aparece à frente também na Austrália.
No Japão o cenário é diferente, com vantagem para o presidente Jair Bolsonaro. A votação ainda não foi concluída, mas a tendência é que se mantenha. Nas duas principais cidades chinesas, Pequim e Xangai, o petista aparece à frente.
Vale lembrar que são resultados extraoficiais, uma vez que a central de dados do Tribunal Superior Eleitoral ainda não fez a divulgação. Assim, os resultados não são oficiais. O resultado final será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) somente após o encerramento da votação em todos os lugares.
De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores, cerca de 4,4 milhões de brasileiros moram fora do país. Do total, 697.084 estão aptos para votar para escolher o próximo presidente do Brasil.
|