Tudo indica que agora vai sair do papel a aguardada revitalização da SC-283, no trecho da rodovia que passa por Concórdia. O consórcio que havia apresentado uma proposta foi habilitado pela Secretária de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, dia 31, à reportagem da emissora pelo engenheiro da regional da secretaria, Giuliano Oliveira.
Conforme as informações, a habilitação, que era a última etapa, aconteceu há poucos dias e o contrato assinado nesta semana. Desde o início do mês, a proposta apresentada era analisada pela comissão estadual responsável. A inscrição do consórcio foi a única neste certame, que atinge as cidades de Concórdia até o início do acesso a Arabutã. O consórcio é formado pela Britax, de Concórdia, e pela Kaeng Infraestrutura, de Joaçaba.
Ainda de acordo com o que Oliveira informou à reportagem, o próximo passo será a assinatura da ordem de serviço. Isso poderá ocorrer em até dez dias. Após assinado o documento, o consórcio poderá dar início aos trabalhos. Mas não há data oficializada para que tenha início, uma vez que as empresas vão precisar preparar toda a estrutura para a obra.
Já em relação aos outros dois trechos, também houve um avanço. O engenheiro disse à reportagem que a atualização dos valores para os dois trechos que ainda restam – Arvoredo a Seara e Seara a Arabutã – já foi feita e agora o documento passa pela aprovação do grupo gestor. A previsão é que em menos de quinze dias as duas novas licitações sejam publicadas.
No trecho entre Concórdia e Arabutã, estão previstos serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização, meio ambiente e obras complementares, em 9,94 km. Já entre Seara e Arvoredo, são 24 km de extensão, com terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização, meio ambiente, obras complementares, obras de contenção e iluminação. Por fim, entre Seara e Arabutã, são 26 km de restauração.
No total, a revitalização contabiliza quatro trechos na região. Além destes três, o outro é entre Chapecó e Arvoredo. Neste local, as obras começaram no início do ano. Depois de uma paralisação, o trabalho foi retomado no início deste mês. A empresa responsável pela revitalização realiza as drenagens e trabalhos de complementação para depois começar a terraplanagem onde for necessário, explicou Oliveira. 40% deste trecho terá terceira pista. |