Com a inauguração do sistema de esgotamento sanitário de Concórdia, em outubro do ano passado, a população do município alcançou uma nova realidade quando o assunto é qualidade de vida e conservação do meio ambiente.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) implantada no município conta com capacidade para tratar 60 litros de resíduos por segundo, e garante cobertura de 42% de coleta de esgoto ao município. A rede contempla 25 mil moradores dos bairros Jardim, Vista Alegre, Centro, Imigrantes, São Miguel, Liberdade, Floresta, Imperial, Sunti, Nazaré e Nações.
“Pela quantidade de esgoto que está chegando à ETE, calculamos que cerca de 35% ou 40% das ligações estão hoje conectadas”, explica a chefe da agência CASAN de Concórdia, Janete Farenzena. “A conexão é fundamental para que o sistema funcione em sua capacidade real e possa beneficiar os moradores com mais condições de saúde e também a cidade, com mais condições de conservação do ambiente”, complementar Janete.
Por isso, a CASAN reforça aos moradores de Concórdia a importância de que seja providenciada a ligação dos imóveis ao Sistema de Esgoto.
A Companhia orienta aos proprietários que busquem auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico, para verificar as instalações internas de esgoto. Depois é necessário providenciar adaptações para que o fluxo seja direcionado à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis.
A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a CASAN tem responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na parte interna, o morador precisa fazer as adaptações para que possa ser atendido com os serviços de coleta e tratamento já disponíveis.
Como fazer a ligação?
Há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser visualizadas neste link. Você pode também acessar o folder digital que explica como fazer a conexão.
Água das calhas vai para rede de esgoto?
Não! Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.
Caixa de gordura deve ser mantida?
Sim. Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.
O que faço com a fossa séptica?
Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.
|