Embora mais lenta, a vacinação contra a covid-19 continua avançando em todo o Estado e o Alto Uruguai Catarinense segue mantendo um bom ritmo de imunização, o que coloca a regional como campeã de aplicação de doses em Santa Catarina, liderando na segunda e terceira etapas da vacinação, mantendo posição parecida com dois meses atrás, apontado pelo levantamento feito pela reportagem com base nas 17 regiões de saúde.
De acordo com os dados disponibilizados pelo vacinômetro do governo de Santa Catarina, o Alto Uruguai tem 92,7% de toda a sua população (que é de cerca de 145 mil pessoas) com, pelo menos, uma dose ou a única. Foram aplicadas 133 mil doses neste grupo. Anteriormente, nesta etapa, o Alto Uruguai era o primeiro colocado, mas foi ultrapassado por uma pequena porcentagem por Florianópolis (92,8%).
Já no ranking relacionado ao esquema completo (duas doses), o Alto Uruguai se mantém no topo. São 91,7% dos moradores da Amauc com a segunda dose em dia. O Extremo Oeste segue em segundo lugar. Mesma coisa ocorre na etapa do reforço vacinal. O Alto Uruguai lidera no Estado com 75,73% da população regional com a terceira dose. O Extremo Oeste vem na sequência.
Piratuba, que faz parte da Amauc, continua sendo a cidade que mais aplicou vacinas percentualmente no Estado, tanto de primeira dose, quanto de segunda. O município tem 132,9% dos moradores com uma dose e 131,5%, totalmente protegidos contra a doença, apontou o levantamento. Em relação à terceira dose, Piratuba está em terceiro lugar, com 110%.
Dentro da Amauc, o ranking não teve grandes alterações. Além de Piratuba que lidera, Presidente Castello Branco é a cidade que está em segundo lugar na aplicação da primeira dose. Quanto à segunda dose, Peritiba aparece em segundo lugar com (102,03%), e Itá em terceiro. Já para o reforço vacinal, depois de Piratuba, aparecem Xavantina e Peritiba.
Neste ranking regional, Concórdia segue em oitavo lugar na aplicação da primeira dose e em nono lugar em relação ao esquema inicial de duas doses. Na Amauc, Concórdia aparece como a penúltima cidade, entre as que menos aplicaram a terceira dose. Entre todos os municípios de Santa Catarina, Concórdia aparece na posição 84 em relação ao reforço vacinal.
Por faixa etária, a Amauc tem cerca de 120% do grupo entre 18 e 29 anos com as duas doses, mas este cai para cerca de 60% em relação à terceira dose nesta mesma faixa. O Alto Uruguai tem 96% do grupo de 12 a 17 aanos com as duas doses, um aumento considerável em relação ao levantamento anterior. Os idosos de 60 a 90 anos foram o grupo com a maior taxa de vacinação de terceira dose.
Conforme o vacinômetro do Estado, Santa Catarina tem um percentual da população geral de 86% de vacinados com a primeira dose e 81% com a segunda dose. Além disso, 51% das pessoas com 12 anos ou mais estavam com as três doses. No Brasil, 87% da população recebeu a primeira dose, enquanto que 80% está com as duas doses e 50% com a terceira dose.
|