No dia 8 de junho de 1997, no saibro da quadra de Roland Garros, em Paris, na França, Gustavo Kuerten conquistou o primeiro título do Grand Slam na carreira. Apesar de passados já 25 anos, o momento é lembrado com muito orgulho pelos brasileiros. Quem não recorda dos aplausos efusivos do príncipe Albert de Mônaco para o tenista de Santa Catarina ainda desconhecido?
Guga venceu os três últimos campeões de Roland Garros na ocasião. Primeiro, eliminou Thomas Muster, vencedor em 1995, na terceira rodada. Depois, deixou para trás o russo Yevgeny Kafelnikov, que havia vencido em 1996. Na decisão, enfrentou o espanhol Sergi Bruguera, campeão em 1993 e 1994, e ficou com o troféu inédito.
Na comemoração dos 25 anos do primeiro Grand Slam, celebrados nesta qurta-feira, o tenista relembrou o feito diretamente de Paris.
A conquista em 1997 foi a primeira das três que ele tem em Roland Garros. O catarinense terminou em primeiro também em 2000 e 2001.
– Foi aquela alegria. Foram duas semanas que o mundo virou de cabeça para baixo, a zebra estava solta aqui em Paris, e de azul e amarelo ainda. Esse momento transformou nossas vidas. Um beijo para todos. |