A paixão pelo café desde a infância se tornou um negócio de sucesso nacional para Rodrigo Pozolo, fundador de uma marca de bebidas especiais em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. A empresa Cafecito é uma companhia de cafés torrados que tem contrato com clubes de futebol e uma das maiores marcas esportivas do Brasil. Nesta semana, a cafeteria lançou uma edição especial de cafés do Palmeiras em homenagem a um dos maiores ídolos do clube.
Tudo surgiu em 2019, como um empreendimento familiar. No entanto, em pouco tempo, com a chegada da pandemia em 2020, o negócio precisou se inovar. Foi aí que Rodrigo implementou a torrefação e a produção de cafés especiais. Assim, a marca passou a se estabelecer na cidade litorânea de cerca de 30 mil habitantes e a se expandir para outras regiões.
Em 2021 foi aberta uma nova unidade em Balneário Camboriú, o que potencializou o negócio. Atualmente, mais de 300 cafeterias brasileiras contam com os produtos da marca. Esse crescimento passou a atingir públicos além dos consumidores convencionais, chegando à área do esporte em 2024.
— No ano passado a gente fechou um contrato muito importante com o Barcelona, da Espanha. Porém, ficou complicado trabalhar com um time fora do Brasil, devido às movimentações serem engessadas. Aí surgiu a oportunidade de negociar com o Palmeiras, onde fomos super bem recebidos — conta Rodrigo.
A loja física da empresa está localizada no Centro de Garopaba, na rua Enéas Faraco Guimarães.
O café do Palmeiras e do “São Marcos”
Hoje o Cafecito tem dois grandes contratos dentro do esporte. Um deles é com o clube de futebol Palmeiras. O time paulista conta com a terceira maior torcida do país, segundo levantamento da Ipsos-Ipec em parceria com o jornal “O Globo”. Entre as linhas de cafés especiais do clube estão o Tradição e Raça, Alma Palestrina e Palestrino Raiz.
Já a edição especial “Santo Café”, foi lançada nesta semana em homenagem ao Marcos, ex-goleiro e ídolo palmeirense. Segundo Rodrigo, todo o contexto de lançamento possuí conexão com o ex-atleta. Começando pelo nome que faz alusão ao apelido “São Marcos”. Além disso, a data e horário foram escolhidos a dedo: dia 12 de agosto, às 12h12min, relembrando a camisa (12) que utilizava o goleiro.
Mas as conexões não param por aí: o café é inspirado em uma famosa e polêmica cena do ídolo palestrino.
— Ele tomou um cafezinho durante uma partida da Libertadores. Dessa forma lançamos 1999 latas comemorativas [em alusão ao time do ano de 99] e numeradas. Temos também o café “Tradição e Raça”, que deve ser de recorrência — explica o empresário.
A cena aconteceu na edição da Copa Libertadores do ano 2000, quando a lenda do verdão tomou um copo de café durante uma partida contra o The Strongest, da Bolívia. Naquele momento o Palmeiras vencia o jogo com certa tranquilidade no antigo Palestra Itália, quando a transmissão mostrou ele com um pequeno copo plástico, encostado em uma das traves.
O placar foi de 4 a 0 para os paulistas, e Marcos admitiu que a bebida era café. Ele ingeriu para “esquentar o corpo” devido ao frio que fazia no estádio. O ato gerou polêmica, tanto que os bolivianos não gostaram. No jogo de volta, o The Strongest venceu por 4 a 2 os palestrinos, e como comemoração, os donos da casa fingiam tomar café, em frente ao palmeirense.
— O cafezinho deu uma polêmica do caramba. Se eu tivesse tomado suco ou água, ninguém tinha falado nada — disse Marcos, na época.
|