Em um vídeo publicado nas redes sociais ao lado do prefeito de Barra Velha, Daniel Cunha (PSD), o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, sugeriu uma mudança no nome da cidade, localizada no Litoral Norte de Santa Catarina.
Segundo Hang, a proposta surgiu durante uma visita ao Centro de Distribuição da Havan, instalado no município. No encontro com o prefeito, ele afirmou que a cidade evoluiu muito nos últimos anos e que o nome atual não refletiria mais o perfil moderno e turístico que, segundo ele, Barra Velha passou a ter.
O empresário chegou a sugerir duas novas opções: “Praia da Barra” e “Balneário da Barra”, e pediu a opinião dos seguidores sobre qual nome seria mais apropriado.
“Barra Velha já não condiz mais com o nome dessa cidade linda”, disse. “Tiramos a Velha fora porque essa cidade cresce em um ritmo alucinante”, complementou Hang.
O que diz o IBGE sobre a alteração dos nomes dos municípios?
Segundo o IBGE, as alterações podem ocorrer de duas formas. Uma delas é a mudança de nome, quando há substituição total ou parcial das palavras que compõem o nome do município.
Outra é a alteração de grafia, quando há apenas um ajuste ortográfico, mantendo o significado original (como Parati, que se tornou Paraty).
Ainda, de acordo com o IBGE, apenas os estados, por meio de lei estadual, podem autorizar oficialmente essas alterações.
A exceção é quando uma lei estadual delega essa competência ao município, permitindo que a legislação municipal seja reconhecida para fins de atualização.
O instituto só registra a mudança em seu banco de dados se ela seguir essas regras legais e estiver formalizada na legislação vigente.
Segundo a Prefeitura de Barra Velha, não há projeto para a troca do nome, “mas a sugestão do empresário foi bem recebida e será levada em consideração”.
|