A Concórdia Saneamento apresentou, durante o Grande Expediente da Câmara de Vereadores de Concórdia, na segunda-feira (4), um balanço das ações realizadas em seis meses de operações na cidade. O superintendente José Roberto Epstein demonstrou com dados as melhorias implementadas no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário e abordou o plano de investimentos para a universalização do saneamento no município. Diferentes vereadores reconheceram avanços e elogiaram a atuação da companhia no período.
A Concórdia Saneamento assumiu os serviços em 28 de janeiro, sem que houvesse transição assistida ou dados precisos das operações. Na segunda semana de atividades, o número de chamados por falta de água atingia 633 ocorrências. O trabalho intenso da concessionária sanou uma série de problemas na cidade, reduzindo significativamente as reclamações. Na última semana de julho, os chamados por falta de água estavam em apenas 14.
Tarifa mais barata
Epstein ressaltou que outro benefício à população foi a redução de cerca de 25% no valor das tarifas. Atualmente, o cliente residencial com consumo de 10m3 mensais tem fatura de R$ 56,37. Se o serviço estivesse a cargo da concessionária anterior, o preço seria de R$ 76,12.
O superintendente ressaltou a busca ativa por vazamentos ocultos e aparentes na cidade. Em seis meses, foram identificados e consertados mais de 1.300 mil vazamentos, identificados em pesquisa por geofone e chamados da população. Em janeiro, a cidade tinha, em média, 1,23 vazamento oculto por quilômetro. O trabalho feito por equipes terceirizada e própria realizou identificação e classificação por prioridade para reparo, em uma ação contínua que analisou cerca de 600 quilômetros de redes.
Redução de perdas
Outro dado contundente a partir das atividades da companhia foi a redução proporcional de 17% no volume de perdas de água. No início da concessão, os dados da prefeitura indicavam perdas de 53% de toda a água tratada na cidade. O percentual caiu para 44%, enquanto a meta para 2025 é reduzir as perdas a 50%.
Epstein detalhou aos vereadores sobre a implantação em tempo recorde do Centro de Controle Operacional (CCO), destinado ao monitoramento remoto das principais unidades do sistema de abastecimento. O CCO identifica em tempo real eventuais problemas operacionais e permite a tomada ágil de decisão.
Reconhecimento da Aris
Na apresentação, o superintendente lembrou que a concessionária recebeu duas visitas de fiscalização da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento (Aris), que apresentou suas conclusões no Parecer ARIS 092/2025, de abril. No documento, a agência reconheceu a “capacidade de superação progressiva dos problemas iniciais”.
“(...) Apesar do elevado volume de manifestações registradas pela ARIS nos primeiros 45 dias, a concessionária implementou medidas estruturais robustas, como obras de reforço em redes, instalação de equipamentos de pressão e ampliação de equipes, resultando na redução de intermitências no abastecimento de água. A visita técnica evidenciou avanços operacionais, como a regularização de 921 vazamentos, a modernização do sistema via Centro de Controle Operacional (CCO) e a execução de intervenções em áreas historicamente problemáticas (...)”, conforme constou do Parecer.
Melhorias e eletromecânica
Epstein também destacou uma série de melhorias implementadas na cidade. Uma das ações foi a revisão de 4 quilômetros de adutora 300mm da Rua Tancredo Neves, com 15 intervenções - interligações de adutoras e novas redes de água -, instalação de 870 metros de redes e 60 unidades de conexões, além de deslocamento de cavaletes e trocas de hidrômetros. As atividades liberaram a via para importante projeto de duplicação da ida, que está sendo executada pela prefeitura.
A explanação à Câmara de Vereadores também salientou a revitalização de equipamentos, com reformas e aquisição de novas bombas e motores para diferentes unidades, para substituições e reserva. O superintendente falou sobre os serviços para recuperação de pavimentação asfáltica e recuperação de calçadas onde foram feitas intervenções. Também destacou a substituição de hidrômetros com mais de cinco anos. Em 2025, a meta é instalar cerca de 4 mil novos medidores, sem custo para os clientes, promovendo a padronização do serviço, assegurando medição correta da água consumida e evitando distorções nas faturas.
Solução de problemas crônicos
Epstein destacou que a Concórdia Saneamento já analisou e liberou a viabilidade para abastecimento de água em 2.200 lotes em novos loteamentos da cidade. Nos primeiros seis meses, a companhia ainda implementou mudanças no tratamento de água, substituindo gás cloro por hipoclorito e inovou a limpeza de filtros das Estações de Tratamento de Água (ETA) com adoção de peróxido de hidrogênio.
Outro ponto abordado foi a reforma de instalações e melhorias das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Queimados e Natureza. Para os clientes, outro avanço relevante foi a resolução de problemas crônicos de desabastecimento em bairros como Nova Brasília, Industriários, Santa Terezinha, Imigrantes, Primavera, Arvoredo e Guilherme Reich, entre outras localidades.
Ao finalizar sua apresentação, Epstein falou do plano de negócios da empresa para os 30 anos de concessão, com previsão de investimento de R$ 300 milhões, com o objetivo de cumprir a meta do Marco Legal do Saneamento, que visa a universalização do saneamento até 2033. |