De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, o governo brasileiro avalia uma resposta à sanção do presidente Donald Trump com a Lei Magnitsky contra o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A ação seria entrar na justiça americana contra a decisão do presidente.
Interlocutores do governo brasileiro e integrantes do tribunal passaram a tarde de quarta-feira (30) reunidos, discutindo uma resposta à sanção. Uma das hipóteses prevê a contratação de um escritório de advocacia americano para representar o magistrado, nos Estados Unidos. Outra proposta é levar uma tese a corte dos Estados Unidos, abordando a soberania das instituições brasileiras. Conforme o jornal, os ministros do STF esperam que as ações sejam capitaneadas pelo governo federal.
Conforme foi abordado no encontro, levar o caso a justiça americana levantaria um debate sobre o assunto. O jornal ainda destacou que segundo interlocutores, não há sinal que o governo americano liderado por Trump irá recuar nas sanções contra Moraes e o país. |