A Justiça do Rio Grande do Sul decidiu manter no ar o vídeo do “chá revelação” que viralizou ao expor uma traição durante o evento. O juiz João Gilberto Engelmann indeferiu nesta terça-feira (15) o pedido de urgência feito por Rafael Schemmer, que pedia a remoção do conteúdo das redes sociais.
“Viralizou, não tem volta”. Rafael acionou a Justiça contra sua esposa, Natália Knak, após ela usar a celebração para revelar que o marido teve um filho com outra mulher. Diante de familiares e amigos, ela entregou panos azuis ao marido e espalhou no chão da sala prints e fotos que, segundo ela, comprovavam as traições.
O vídeo do chá revelação de traição explodiu nas redes sociais, gerando milhares de compartilhamentos. Rafael alegou que teve sua imagem e honra violadas e pediu que fossem removidos não só o vídeo original, mas também fotos, áudios, memes e montagens relacionadas ao episódio.
Decisão: não dá para parar a internet Ao analisar o caso, o juiz Engelmann reconheceu que o conteúdo se espalhou de forma tão ampla que seria “impraticável” removê-lo completamente.
Segundo ele, “não é possível refrear toda a informação acerca dos fatos em todos os veículos de comunicação, notadamente nas redes sociais, nas quais as mídias originalmente veiculadas pela parte ré já possuem abrangência capilarizada”.
O juiz também lembrou que o próprio autor se manifestou publicamente sobre o chá revelação de traição, o que, para ele, demonstra aceitação das consequências do ato.
Indenização à vista?
Apesar de não conceder a remoção imediata, Engelmann destacou que isso não impede uma eventual indenização por danos morais. Ele citou ainda o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o chamado “direito ao esquecimento”, ressaltando que a regra é a reparação financeira, e não a censura de conteúdos.
O processo seguirá em segredo de justiça. A ré será citada para apresentar defesa e, depois disso, o autor poderá se manifestar novamente.
Relembre o caso do ‘chá revelação de traição’
O chá revelação aconteceu no Rio Grande do Sul. Natália Knak espalhou pelo chão da sala fotos e prints que, segundo ela, provavam que Rafael havia tido um filho com outra mulher.
O clima pesou. Rafael não disse uma palavra, ficou de cabeça baixa e em silêncio o tempo todo. O vídeo termina sem mostrar como os convidados reagiram ou se o casal ainda está junto.
Desde então, o assunto explodiu nas redes. Internautas passaram a investigar todos os envolvidos: quem seriam as supostas amantes, quem sabia da história e até quem era a ex do Rafael.
Com a repercussão do “chá revelação de traição”, Natália apareceu nas redes para dizer que está focada na própria saúde física e emocional. Ela já soma mais de 50 mil seguidores no Instagram e, apesar de prometer se pronunciar com mais detalhes quando estiver mais fortalecida, deixou claro: não pretende reatar o relacionamento com Rafael.
Rafael também se pronunciou sobre o caso nesta semana. “Estou aqui para assumir as consequências e as responsabilidades pelos meus atos”, disse Rafael.
“Mas peço, do fundo do coração, que todos tenham um pouco mais de consciência. Enquanto muitos riem da situação, fazem piadas e criam memes, outras pessoas estão passando por momentos extremamente dolorosos”, declarou Rafael em pronunciamento. |