O vereador Wagner Bee(PSD) foi à tribuna da Câmara de Vereadores de Concórdia nesta terça-feira, 8, para confirmar que ofereceu uma denúncia ao Ministério Público de Santa Catarina(MP SC) contra a Prefeitura de Concórdia, mais precisamente contra o secretário municipal de Planejamento Mauro Fretta, representação resultou na instauração da Notícia de Fato n.º 01.2025.00033968-1, já em análise pelo Ministério Público.
"De fato, o presidente da casa, o vereador Closmar Zagonel soube que eu ia fazer a denúncia e o fiz, inclusive falei pessoalmente ao secretário sobre isso e não precisava chegar a este ponto, mas a figura do vereador alguns momentos parece estar sendo desrespeitada entre os poderes" afirma Bee.
O legislador mencionou que, frequentemente, suas solicitações de informações ou respostas nunca eram atendidas, ou, quando eram, eram insatisfatórias. "De fato, o presidente da Casa, Closmar Zagonel, foi informado sobre a minha intenção de fazer a denúncia. Falei pessoalmente com o secretário sobre isso e não era necessário chegar a este ponto. No entanto, parece que a figura do vereador parece ser desrespeitada entre os poderes", declara Bee.
"As demandas não são minhas, são demandas da sociedade com que interagimos, e agora com a ação do Ministério Público, espero que isso sirva de lição. São indivíduos que ocupavam posições na administração na gestão anterior e agora permanecem, isso não ocorreu apenas uma ou duas vezes, mas várias vezes, inclusive com outros colegas parlamentares", destaca Bee.
O vereador ressaltou que, quando era secretário de gestão urbana, muitas vezes era "atirado pelos lobos" e, muitas vezes, não conseguia entregar. "Não estamos realizando caça às bruxas, mas sim solicitando explicações porque há pessoas que prometeram e não cumpriram e, até o momento, espero que minha posição como vereador seja respeitada nesta casa, assim como a de outros vereadores".
A Notícia de Fato é uma etapa preliminar utilizada pelo Ministério Público para avaliar elementos iniciais. Caso os indícios se confirmem, o procedimento pode evoluir para um Inquérito Civil, resultando em medidas administrativas ou judiciais. |