A obra de revitalização da SC-283, no trecho entre o bairro dos Estados, em Concórdia, até a entrada do município de Arabutã, foi retomada nesta semana, conforme confirmou à Rádio Rural o Coordenador Regional de Infraestrutura do Oeste de Santa Catarina, Gilberto Ari Tomasi.
Segundo o coordenador, o investimento total é de R$ 36 milhões e compreende cerca de 9 quilômetros de extensão, desde o Rio Fragosos até a entrada de Arabutã, com intervenções que vão garantir mais segurança, melhorias estruturais e fluidez no tráfego da região.
“Na verdade, ele reiniciou o trabalho e as pessoas compreendem esse momento. Nós vamos finalizar essa obra tão merecida, principalmente para os municípios de Concórdia e Arabutã”, destacou Tomasi.
O trecho terá diversas intervenções técnicas, e a empresa responsável pela execução é a Britax, que atua sob fiscalização do Estado.
“Vai ter bastante intervenção, com segurança e melhorias. Esse trecho é muito importante e merecido pela comunidade. Tivemos alguns entraves legais e documentais, mas agora retomamos com força total”, acrescentou.
Obras exigem atenção dos motoristas
Tomasi também alertou os motoristas para os transtornos temporários durante os trabalhos, especialmente com a implantação de sistemas de pare e siga em pontos com maior interferência.
“Pedimos muita cautela aos usuários que utilizam esse trecho. Vai ter bastante pare e siga, então é preciso calma e paciência.”
Trecho entre Arabutã e Seara será revitalizado em 2026
Outro ponto abordado na entrevista foi o trecho entre Arabutã e Seara, que inicialmente era esperado para ser revitalizado junto com o atual. Segundo Gilberto Tomasi, a obra não foi cancelada, mas será feita a partir do início de 2026, dentro do contrato de conserva do Governo do Estado.
“No início do ano nós vamos trabalhar com o contrato de conserva. Já temos um valor em torno de R$ 50 milhões e esse trecho já está programado para revitalização completa, com drenagem e microrrevestimento. Vai se tornar, na prática, um asfalto novo.”
No entanto, ele ressalta que nesse momento não haverá ampliação da capacidade com terceira faixa, como nos trechos de Chapecó a Arvoredo e de Arvoredo a Seara, que já estão em andamento com esse tipo de intervenção.
“Apenas não vai ter o aumento de capacidade nesse momento. Mas a revitalização completa será feita, com toda a estrutura técnica para garantir segurança.”
Trecho de Ipumirim a Vargeão segue como prioridade no programa Estrada Boa
Outro assunto abordado durante a conversa foi a situação da SC-154, que liga Ipumirim até a BR-282, em Vargeão, ainda em estrada de chão. Tomasi afirmou que o projeto já existe e está no radar do programa Estrada Boa Rural, do Governo do Estado.
“O projeto já foi licitado, mas deu deserto naquela ocasião. Agora, no programa Estrada Boa Rural, ela está entre as prioridades. Com certeza, haverá uma intervenção nesse trecho, seja direta pelo Estado ou via convênio com o município.”
A expectativa é que essa demanda histórica da região finalmente avance, beneficiando a mobilidade rural e a integração logística da região Oeste. |