Chegou ao fim o período de inscrições para o Programa Vereador Mirim 2025 da Câmara Municipal de Concórdia. Ao todo, 39 estudantes de 13 instituições de ensino do município formalizaram sua candidatura para concorrer a uma das vagas. A eleição ocorre no dia 17 de julho nas próprias escolas.
Com a lista formalizada, as escolas iniciam o processo eleitoral interno para a escolha dos representantes que terão assento no plenário da Câmara Mirim. Cada escola vai eleger um candidato, formando a composição prevista de 13 vereadores mirins.
A ação tem como objetivo fortalecer a educação para a cidadania, aproximar os jovens do Poder Legislativo e despertar desde cedo o interesse pela participação política, democrática e consciente. A posse dos eleitos acontecerá em sessão solene com a presença das famílias, professores, vereadores e autoridades.
O programa foi instituído neste ano em Concórdia e tem como marca a participação ativa e a formação de lideranças que representam com seriedade os interesses dos colegas e da comunidade escolar. Ele nasceu a partir de um projeto de lei da vereadora Fernanda Dilda (PL).
Conforme previsto no edital, o programa é voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental das redes pública, estadual e privada. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar o funcionamento da Câmara, apresentar sugestões para a cidade e desenvolver habilidades de liderança e cidadania.
Participam do programa as seguintes escolas:
EBM Angelo Ary (Linha São Paulo)
EBM Giuseppe Sette (Guilherme Reich)
EBM Frei Cipriano Chardon (Cachimbo)
EBM Santa Cruz (Santa Cruz)
EBM Irmão Miguel (Vila Jacob Biezus)
EBM Elizabetha Andreazzo Pavan (Três de Outubro)
EBM Maria Petroli (Arvoredo)
EBM Parque de Exposição (Parque de Exposição)
EEB Mansueto Boff (São Cristóvão)
EEB Dogello Goss (Barra do Tigre)
EEB Deodoro (Centro)
EEB Elidia Maria Biezus (Barra Bonita)
Colégio Pitágoras (Nossa Senhora da Salete)
|