A Prainha de Itá foi pré-aprovada pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul e segue para a etapa internacional de avaliação da temporada 2025/2026. É a terceira candidatura consecutiva do município à maior certificação global em gestão de praias, marinas e embarcações turísticas.
Nesta etapa nacional, 60 destinos brasileiros — entre eles, 50 praias e 10 marinas — cumpriram os critérios exigidos e foram recomendados para avaliação pelo Júri Internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca. A decisão final será anunciada em outubro, após a análise internacional.
Critérios
A Prainha de Itá atendeu aos 38 critérios obrigatórios da fase nacional, que envolvem qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, patrimônio natural e ações permanentes de educação ambiental. Isso confirma o padrão técnico e o comprometimento da gestão pública com a sustentabilidade e o turismo responsável.
A secretária municipal de Turismo e Cultura, Veroni Sandra Steffani Dallelaste, destaca que “esta é mais uma etapa vencida que reafirma o compromisso de Itá em oferecer um destino turístico de padrão internacional, com responsabilidade ambiental.”
O coordenador do programa no município, Lindomar Pritsch, ressalta que a conquista é coletiva: “Cada usuário da Prainha contribui direta ou indiretamente para a manutenção dessa certificação. Respeitar o Código de Conduta é essencial para que esse reconhecimento se mantenha e evolua”.
A próxima etapa será conduzida pelo júri internacional da FEE em setembro. A cerimônia oficial de entrega da Bandeira Azul 2025/2026 ocorrerá em outubro, com local e data a serem divulgados. |