NOTÍCIAS
GALERIAS
MURAL DE RECADOS
PARCEIROS
ANUNCIE NO SITE
BANDAS E DJ's
RÁDIOS
Cadastre-se e fique por
dentro das novidades.
Nome:
Email:
Cadastrar
Descadastrar
 
Buscar:
29/05/2025
|
Concórdia terá crematório humano e pet: projeto está em fase de licenciamento desde 2022


A cidade de Concórdia está se preparando para receber, nos próximos meses, um crematório completo que atenderá tanto humanos quanto animais de estimação. A informação foi confirmada por Mano Gali, administrador do Cemitério Parque Concórdia, em entrevista ao programa Show do Cezar Luiz, da Rádio Rural, nesta quinta-feira, dia 29. O projeto está em andamento desde 2022 e já passa pelas etapas finais de licenciamento ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Segundo Gali, o complexo incluirá um crematório humano, um crematório pet, além de gavetário para animais e uma nova sala velatória, ampliando para quatro o número de espaços disponíveis para despedidas no local. “Estamos investindo em uma estrutura moderna, com tecnologia de ponta. O forno humano tem capacidade para até 350 quilos e funciona a gás GLP. Já o forno pet é elétrico e comporta até oito compartimentos separados, para garantir que cada animal tenha suas cinzas individualizadas”, explicou.

Atualmente, moradores de Concórdia precisam recorrer a cidades como Videira, Caçador, Erechim e até Camboriú para realizar cremações. A implantação local do serviço deverá facilitar os trâmites e oferecer mais dignidade no momento da perda, tanto de entes queridos quanto de animais de estimação.

A estrutura terá cerca de 350 metros quadrados e contará também com capela ecumênica, área de acolhimento às famílias e toda a infraestrutura exigida pelos órgãos reguladores. Os equipamentos foram adquiridos da empresa Jung Industrial, de Blumenau, reconhecida por adotar tecnologia americana de última geração, com filtros que minimizam os impactos ambientais do processo de queima.

O administrador ainda destacou que o cemitério já conta com parcerias com o município para atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade, modelo que também poderá ser aplicado no serviço de cremação. “O objetivo é oferecer opções acessíveis e respeitosas para todos, independentemente da condição financeira”, disse Gali.

O projeto reforça a expansão do Cemitério Parque, que tem uma área total de 36 mil metros quadrados e capacidade para mais de 20 mil unidades, o que garante atendimento à população local por muitas décadas. A implantação do crematório representa mais um passo na modernização e diversificação dos serviços funerários em Concórdia.



Fonte: Rádio Rural - foto: Divulgação
VEJA TAMBÉM
14/08/2025 - Estado de saúde de Faustão: esposa se pronuncia e revela força do apresentador
14/08/2025 - Marca de SC lança café especial do Palmeiras em homenagem à cena icônica do goleiro Marcos
14/08/2025 - Cinco acertos, um erro e nenhuma Ferrari: a saga de um quase milionário de Joaçaba
14/08/2025 - Vereadores de Seara entregam moções sobre a SC-283 na Secretaria de Estado da Infraestrutura
14/08/2025 - Câmara aprova indicação de Marcos Berta para estudo de viaduto na região da BRF
13/08/2025 - Fecam seleciona projeto da Liga G8 da AMAUC para final do Prêmio “Práticas de Excelência 2025”
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet