O Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de Santa Catarina (CEPA/SC) convocou reunião extraordinária para esta segunda-feira, 12 de maio, com o objetivo de analisar uma denúncia de racismo e xenofobia relacionada ao episódio ocorrido no município de Concórdia. A denúncia é contra a vereadora Rutinéia Rossi (PL), líder do governo Massocco na Câmara Municipal, que para criticar ações do governo anterior, utilizou o termo “baianada” durante uma sessão legislativa, em referência considerada pejorativa e xenofóbica contra trabalhadores de outras regiões do país, sobretudo as famílias baianas que residem e trabalham em Concórdia.
De acordo com a convocação, o encontro será realizado de forma online, das 17h às 18h30, e reunirá conselheiros do órgão para discutir os detalhes do caso, as eventuais providências já tomadas pelas autoridades locais e as formas de atuação do Conselho diante da situação.
O CEPA/SC é um órgão colegiado permanente, criado por meio da Lei Estadual nº 11.718/2001, com a participação do poder público e da sociedade civil. Entre suas atribuições estão a promoção de políticas públicas de igualdade racial, o desenvolvimento de ações afirmativas e o combate a todas as formas de discriminação.
A reunião além de analisar ações e tomada de decisões sobre este caso de Concórdia, também pretende traçar estratégias de prevenção para que casos semelhantes não se repitam em outras regiões do estado.
|