A Microsoft confirmou que o Skype será oficialmente descontinuado nesta segunda-feira (5), marcando o fim de uma era para um dos serviços de chamadas e mensagens mais populares da Internet. Após mais de 20 anos de atividade, a plataforma será encerrada para usuários das versões gratuita e paga.
A partir de hoje, quem ainda usa o Skype deve migrar para o Microsoft Teams, que oferece funcionalidades parecidas, como chamadas de vídeo e mensagens. O login no Teams pode ser feito com as mesmas credenciais do Skype, e a Microsoft garante a transferência automática de contatos e conversas para tornar a transição mais simples. Notificações dentro do app também estão sendo enviadas para orientar os usuários sobre os próximos passos.
Para quem preferir não migrar para o Teams, é possível exportar os dados do Skype manualmente. No entanto, a Microsoft informa que, a partir de hoje, os usuários não podem mais adquirir créditos ou contratar planos para chamadas internacionais. Segundo Jeff Teper, presidente da divisão Microsoft 365, a decisão de encerrar o Skype é um marco importante para a empresa.
“Sabemos que isso é algo significativo para os usuários do Skype e somos muito gratos pelo apoio. Agora, colocar todo nosso foco no Teams nos permitirá entregar inovação mais rapidamente e com uma mensagem mais clara”, afirmou em entrevista ao TechCrunch.
Apesar de ainda contar com mais de 36 milhões de usuários ativos em 2023, o Skype já não acompanhava o ritmo de atualizações dos novos softwares de comunicação – ao contrário do Microsoft Teams, que ultrapassou os 320 milhões de usuários mensais no mesmo período.
Perguntas e respostas sobre o fim do Skype
O Skype foi descontinuado? Quando isso aconteceu?
Sim, o Skype foi oficialmente descontinuado nesta segunda-feira, 5 de maio de 2025.
O que acontecerá com minha conta do Skype?
Você pode usá-la para fazer login diretamente no Microsoft Teams. Não é necessário criar uma nova conta.
Meus chats e contatos serão transferidos?
Sim, seus chats e contatos serão migrados automaticamente para o Teams quando você fizer login com suas credenciais do Skype.
Todos os meus dados serão migrados para o Teams?
Não. Os seguintes dados não serão migrados: chats entre contas pessoais do Skype e contas corporativas ou escolares do Teams; históricos do Skype for Business; chats 1:1 com histórico de autos; conversas privadas; conteúdos envolvendo bots e o recurso Copilot.
E se eu não quiser usar o Teams?
Você poderá exportar seus dados do Skype até janeiro de 2026. Após esse prazo, se você não tiver feito login no Teams, seus dados serão excluídos pela Microsoft.
Ainda posso usar links de reunião e chat do Skype?
Os links funcionam normalmente até hoje. A partir de amanhã, ao acessá-los fora do aplicativo, você será redirecionado para a conversa correspondente no Teams.
O Teams Free tem os mesmos recursos do Skype?
O Teams Free oferece muitas das principais funções do Skype, como chamadas e mensagens, e ainda traz recursos adicionais, como colaboração em tempo real, compartilhamento de tela e integração com outros serviços da Microsoft.
Essa mudança marca o fim do Skype para sempre?
Sim. Lançado em 2003, o Skype foi um dos pioneiros em comunicação digital. Seu fim marca o encerramento de uma era.
E agora? Vale a pena migrar para o Microsoft Teams?
Segundo a Microsoft, a nova versão do Teams promete ser duas vezes mais rápida e consumir 50% menos espaço em disco em comparação com a plataforma anterior. O app traz melhorias na velocidade de carregamento, consumo de memória e estabilidade, além de novos recursos para chamadas em vídeo, compartilhamento de tela e colaboração em tempo real. |