Com 25 casos confirmados de dengue em Concórdia, sendo a maioria na região do bairro Jacob Biezus, a Regional da Saúde juntamente com a DIVE, farão mais uma aplicação do UBV Pesado (fumacê). A aplicação será nesta quinta-feira (27), às 17h.
Neste momento, o Bussolaro tem nove pacientes positivados, o Jacob Biezus tem seis e o Frei Lency com cinco, são os locais mais preocupantes, até porque existem outros sete casos prováveis nesta região, ou seja, pessoas que tem os sintomas e aguardam os resultados dos exames.
O biólogo da Regional da Saúde, responsável pelo trabalho, Felipe Gimenez, explica que os moradores devem deixar as residências abertas para que o inseticida tenha a eficácia esperada. Além disso, ele pede atenção especial aos animais de estimação e abelhas. “A população tem que deixar as casas abertas, se tiver cortina na janela, levanta as cortinas para que o inseticida possa entrar nas residências e pegar aquele mosquito que está voando, escondido atrás do sofá, nos móveis, dentro de casa. É importante que as pessoas tirem animais das varandas, por exemplo, passarinhos, se a pessoa tiver abelha, caixa de abelha, a gente pede para que feche na noite anterior as abelhas, cubra com uma lona, porque esses insetos e aves mais sensíveis podem sofrer com a aplicação. Ele não faz mal para os seres humanos, mas ele faz mal para insetos e pequenos animais, justamente porque o inseticida vai matar o mosquito. Então, abelhas, borboletas sofrem um pouco com o inseticida.
Gimenez também ressalta a importância na ampliação dos cuidados contra o mosquito Aedes Aegypti. “No mais, a gente pede que a população fique atenta à eliminação dos criadouros, eliminação de água parada, não adianta aplicar o fumacê se o reservatório de água continuar lá, proliferando larvas. Então, é importante essa limpeza dos espaços, manutenção dessa limpeza ao longo do tempo, porque a gente está no começo da temporada, então tem muito chão pela frente. Receber os agentes da Dengue em casa e não esperar os agentes chegarem para fazer a limpeza. É importante ter essa limpeza o quanto antes e todo mundo está ciente aí que temos circulação viral, tem que usar repelente e tem que buscar atendimento”.
O biólogo Felipe Gimenez reitera que em caso de sintomas, buscar o quanto antes auxílio médico. “Os casos graves que ocorrem, são daqueles pacientes que demoram a buscar atendimento. Então, a gente pede para que a população que começou com febre, dor no corpo, cansaço, náusea, às vezes quadro gástrico de diarreia, vômito, busque atendimento o quanto antes para fazer o manejo adequado. Outra coisa importante, hidratação salva vidas, em caso de dengue. Então, a população pode começar a tomar bastante água quando perceber que está com algum sintoma. Muita água. Dependendo do peso da pessoa um mínimo de 4 litros ou mais por dia. Tomar água salva sua vida”, finaliza Felipe Gimenez.
Até o momento já foram localizados 189 focos do mosquito da dengue em vários locais do município.
|