Santa Catarina receberá 224 mil doses da vacina contra a gripe, com distribuição iniciada nesta sexta-feira (21) pelo Ministério da Saúde. A entrega faz parte de uma remessa de 35 milhões de doses destinadas aos estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com o objetivo de reforçar a imunização contra a influenza. A campanha de reforço para o público prioritário começará em 7 de abril, com a meta de vacinar 90% dos grupos de risco.
A estratégia inclui, além de crianças, gestantes e idosos, uma série de outros grupos prioritários como trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, caminhoneiros, e pessoas com comorbidades. O Ministério da Saúde investiu R$ 1,3 bilhões na compra de 73,6 milhões de doses para 2025, com foco na redução de hospitalizações e mortes pela influenza, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
A vacina de 2025 conterá as cepas H1N1, H3N2 e B, e pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde alerta sobre a importância da imunização, que continuará ao longo do ano, garantindo proteção para toda a população.
|