A partir desta quarta-feira (5), a Igreja Católica dá início a um período intenso de reflexão, penitência e oração: a Quaresma, que se estende pelos 40 dias que antecedem a Páscoa. O início desse tempo litúrgico é marcado pelo rito da imposição das cinzas, símbolo de arrependimento e conversão. As cinzas são produzidas a partir da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.
Em 2025, a Semana Santa terá as seguintes datas marcantes: o Domingo de Ramos no dia 13 de abril, a Missa do Crisma em 16 de abril e o Tríduo Pascal, que começa no dia 17 e culmina com a celebração da Ressurreição de Jesus no dia 20 de abril.
Campanha da Fraternidade 2025
A Quaresma também marca o lançamento da Campanha da Fraternidade, que em 2025 tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A iniciativa busca promover um processo de conversão integral, em sintonia com a crise socioambiental, incentivando a escuta do clamor dos pobres e da Terra.
Entre os principais objetivos da campanha estão o fortalecimento das ações inspiradas na Encíclica Laudato Si’, a denúncia dos impactos da crise climática global, o estímulo à conversão ecológica e a defesa da Casa Comum. Além disso, a campanha celebra os 10 anos da Laudato Si’ e avança nas discussões socioambientais já abordadas em edições anteriores.
Diocese promove seminário sobre a Campanha da Fraternidade
Para aprofundar as reflexões sobre o tema, a Diocese de Joaçaba realizará um seminário no sábado (8), às 13h30, no Centro de Formação São João Paulo II. O evento contará com a assessoria do professor Telmo Vieira, especialista em Ecologia Integral e referência nacional no assunto.
A iniciativa é promovida pelo Serviço de Animação Bíblica da Vida e pela Pastoral da Diocese de Joaçaba.
|