A busca pelo título inédito do Mundial masculino de handebol teve um início promissor para o Brasil. Nesta quarta-feira (15), a seleção venceu a Noruega, duas vezes vice-campeã do torneio, por 29 a 26. A partida do Grupo E aconteceu em Oslo, capital norueguesa, com quase 15 mil torcedores europeus nas arquibancadas. Mas os brasileiros não se abalaram e mostraram que têm, sim, motivos para nutrir um sonho. Além de mostrar força, a equipe verde e amarela também se colocou em situação mais confortável para garantir vaga na segunda fase.
Um dos principais nomes da vitória brasileira foi o goleiro Rangel, que brilhou com grandes defesas, especialmente na reta final da partida, e levou o prêmio de melhor em quadra. Panda, o reserva da posição, também pegou dois arremessos de sete metros seguidos. No ataque, Haniel assumiu o protagonismo e terminou como artilheiro do confronto, com sete gols marcados.
– Começamos o jogo um pouco devagar. Talvez pelo nervosismo da estreia e pela atmosfera da torcida, que complicou um pouco. Porém durante o jogo a gente foi se soltando e contamos com uma excelente apresentação do Rangel, que fez excelentes defesas com toda a equipe contribuindo no sistema defensivo. Acredito que parte desta vitória de hoje, o Rangel nos ajudou muito – disse o técnico Marcus Tatá.
Esse foi o quinto confronto entre Brasil e Noruega na história do Mundial masculino de handebol – e o primeiro triunfo verde e amarelo. A equipe brasileira tinha sido superada pela seleção europeia nas edições de 2005 (34 a 12), 2009 (29 a 21), 2011 (26 a 25) e 2017 (39 a 26). Entre todas as competições, os noruegueses não saíam derrotados do duelo há 15 anos. |