As equipes de Robótica do SESI/SENAI Concórdia participaram nos dias 29 e 30 de novembro, em Joinville, da Etapa Estadual do Torneio de Robótica. Mais de 540 competidores de 30 municípios participaram da competição.
A competição, alinhada à metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), integra aprendizado, inovação e tecnologia, desafiando estudantes a resolver problemas reais por meio da criação e programação de robôs.
Os quatro times (representantes do Alto Uruguai Catarinense) receberam premiações, sendo que três deles conquistaram vaga para a Etapa Nacional, em Brasília, de 15 a 18 de março.
Na categoria FIRST LEGO League (FLL), voltada para estudantes de 9 a 11 anos, a Equipe AgroRobots ficou em terceiro lugar na classificação geral, garantindo vaga para a Etapa Nacional. Na categoria FIRST Tech Challenge (FTC) a Equipe Agrotech conquistou o prêmio Inspiração (campeã geral do torneio) e a Aliança Vencedora, classificando-se para o Nacional.
Na categoria F1 in Schools, uma competição oficial da Fórmula 1, na qual equipes constroem protótipos de carros para percorrer uma pista em alta velocidade, a Equipe Escuderia Fúria ficou com o prêmio Pensamento Criativo.
Para a gerente-executiva regional do SESI SENAI, Marla Custódio, as premiações reafirmam a excelência do trabalho desenvolvido pelos professores e alunos na área de robótica. “Mostra a qualidade das atividades realizadas em sala de aula e a sinergia que existe entre os professores e os alunos. Para nós é um motivo de muita felicidade”, argumenta.
O vice-presidente da FIESC, para o Alto Uruguai Catarinense, Alvaro Luis de Mendonça, enaltece os resultados conquistados em Joinville. “Os resultados mostram que os alunos estão internalizando os conhecimentos transmitidos pelos professores. As competições os desafiam e os instigam a compreender melhor o universo da robótica, explorando todas as suas possibilidades”, avalia.
Os vencedores da Etapa Estadual representarão Santa Catarina no Torneio Nacional, no qual são definidas as equipes que levam o talento brasileiro para o cenário global.
Conheça as quatro categorias do torneio:
FIRST LEGO League (FLL): Voltada para estudantes de 11 a 14 anos, desafia as equipes a criar robôs que resolvam missões relacionadas ao tema anual. Esta categoria contará com 33 equipes do SESI e, em uma segunda etapa, equipes de escolas municipais de Santa Catarina.
FIRST Tech Challenge (FTC): 10 equipes estaduais competindo.
FIRST Robotics Competition (FRC), com robôs maiores e altamente tecnológicos para jovens do ensino médio avançado. Três equipes participam da competição.
F1 in Schools: Uma competição oficial da Fórmula 1, na qual equipes constroem protótipos de carros para percorrer uma pista em alta velocidade, avaliados por critérios como aerodinâmica, inovação e divulgação. |