A equipe de robótica de Seara, formada por seis estudantes da rede municipal de ensino, participará da etapa estadual do First Lego League Challenge (FLL), operado no Brasil pelo SESI. A Morpho Robots foi inspirada em um dos símbolos de Seara, a borboleta Morpho anaxibia, que unida à palavra robot (robô) dá o nome ao grupo.
A formação atual da equipe é composta pelos alunos Beatriz Tedesco, Letícia Agnolin Arend, Bruno Aurélio Vani, Gabriel Beviláqua, Pedro Henrique Grolli, Bernardo José Olbermann e pelos técnicos Cintia Schneider e Ricardo Luis Gabiatti.
A Morpho Robots conta com o apoio da parceria da Prefeitura Municipal de Seara e com o SESI, que apadrinhou o time oferecendo apoio técnico e fornecendo o material para a construção do robô, o tapete e as missões da temporada.
O desafio FLL
Nessa categoria de competição, os estudantes devem ter no máximo 15 anos de idade. Neste ano, a FLL vive o tema ‘Submerged”, onde as equipes inscritas desenvolvem um projeto de inovação voltado a este tema, ao qual precisam identificar, pesquisar e apontar soluções para um problema relacionado à exploração dos oceanos.
As equipes também constroem e programam um robô com peças Lego Education, onde o objetivo é realizar missões durante três rounds de 2,5 minutos em cima de um tapete temático da temporada Submerged.
Tanto o robô, quanto o projeto de inovação devem ser apresentados para uma banca de avaliadores e para isso as equipes se utilizam de diversas ferramentas de engenharia, prototipagem, apresentações e diversos recursos para que seu trabalho fique claro e bem apresentado.
Todo o trabalho realizado na FLL precisa estar voltado aos valores da First, denominados de Core Values, que são: trabalho em equipe, inclusão, impacto, diversão, descoberta e inovação. Além disso, as equipes devem aprender a cooperar entre si e com os outros durante a competição, para que os valores possam influenciar cada vez mais pessoas. |