A forte chuva na tarde desta quarta-feira (06) deixou alagado o pátio da Escola Giuseppe Sette, no bairro Guilherme Reich em Concórdia. Mesmo sendo um espaço coberto, o local foi invadido pela água da chuva que veio acompanhada com vento forte. Servidores da escola agiram rapidamente e com rodos, fizeram a retirada da água. Já existe a reclamação de pais, de outros momentos, de que o local não teria “caimento” e quando chove forte a água fica empossada no local.
Inclusive nesta tarde, revestimento da escada acabou caindo como mostram as fotos encaminhadas para a Rádio Rural/ Rádio 96.
Revitalização da Escola
A reportagem da Rádio Rural esteve na Escola Básica Municipal Giuseppe Sette, ainda durante as eleições municipais e aproveitou para conversar com o diretor do educandário, Emerson Kock, sobre a obra de reforma. Segundo Kock, o projeto está aproximadamente 90% concluído e mais uns 40 dias seria necessário para o término. “Estamos no finalzinho da obra, diria que 90% está pronto, o pessoal está na última etapa, na reforma de um pátio e do ginásio, o restante já está praticamente pronto com alguns detalhes. Acredito eu que uns 40 dias, a obra esteja totalmente pronta”, comentou.
A assinatura da ordem de serviço de ampliação e reforma do educandário foi feita em outubro de 2022, com a expectativa de ser concluída até o final de 2023, mais tardar início de 2024. Mas o contratempo maior do projeto, foi um acidente de trabalho que ocorreu no dia 18 de janeiro de 2023, onde dois homens, de 26 e 29 anos, faleceram quando a estrutura de uma escada, de mais de 20 toneladas, caiu sobre as vítimas, que faleceram no local. O ponto onde estava sendo construída a escada, continua sem o acesso. Segundo informações, será colocada uma escada de metal, que está sendo confeccionada. Emerson explica que foram dois anos de dificuldades, mas alaia com satisfação que valeu a pena a espera. “Foram dois anos assim bem sofridos para nós aqui da escola, para nossa comunidade escolar, salas de aulas assim adaptadas, mas agora que o resultado está chegando ao fim, a gente. Percebe que valeu a pena, porque a escola está totalmente nova, um espaço muito legal para os nossos alunos estudarem e algo de primeiro mundo realmente”.
Foram investidos aproximadamente R$ 10 milhões de reais. Conforme o projeto, as salas de aula da escola Giuseppe Sette foram ampliadas de 15 para 18, aumentando a capacidade para receber até 1000 alunos. Atualmente a escola possui 659 estudantes. O refeitório também foi ampliado, assim como o Laboratório de Informática e a biblioteca. A escola ganhou um auditório, nova sala xadrez, sala de judô, vestiários e novas salas para educação especial e o Laboratório de Ciências.
O acesso principal foi modificado, e já está recebendo os alunos pela rua Gotardo Furlan. O bosque será revitalizado, e os alunos ganharão um novo playground com piso emborrachado, áreas de lazer e convivência, brinquedoteca e uma escola totalmente dentro das normas de acessibilidade. O projeto contempla também a reforma do ginásio de esportes, ampliação do setor administrativo, utilização da água da chuva, estrutura para energia solar, estacionamento interno e duas novas áreas para prática esportiva.
A Escola Básica Municipal Giuseppe Sette foi oficialmente instalada no Bairro Guilherme Reich em 1982.
|