A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o projeto de lei de autoria do deputado Neodi Saretta (PT), que dispõe sobre a aquisição de pinhão produzido pela agricultura familiar, economia popular solidária e empreendimentos familiares rurais do Estado para inclusão na merenda escolar da Rede Estadual de Ensino. A proposta visa fortalecer a economia local e proteger os pequenos produtores de pinhão.
O projeto tem como principal objetivo estimular a agricultura familiar e a economia popular solidária, além de garantir a sobrevivência dos pequenos empreendimentos rurais catarinenses. “A aprovação agora pela Comissão de Agricultura desse projeto é muito importante, pois ele visa, principalmente, proteger os produtores de pinhão de Santa Catarina, promovendo a compra direta para a merenda escolar”, destacou o deputado Saretta.
Além de ser um produto tradicional e saboroso, o pinhão é rico em nutrientes. Pesquisa realizada pela Embrapa Florestas aponta que ele é um alimento calórico, ideal para crianças e adolescentes em fase de crescimento, além de ser uma boa fonte de fibras, proporcionando benefícios à saúde.
Agora, o projeto segue para análise na Comissão de Educação e, posteriormente, será votado em plenário. |