O Hackathon, que aconteceu no sábado, encerrou o Programa Concórdia mais Tech, que iniciou em abril em uma parceria do SENAI com Prefeitura Municipal de Concórdia. Nesta iniciativa, 1.100 alunos da rede municipal de ensino (8º e 9º anos) tiveram a oportunidade de participar do Tec Day - um dia destinado à área tecnológica . Além disso, os alunos estudantes participaram de um jogo educativo através do aplicativo Hellow, em que os 50 melhores classificados de cada escola municipal, tiveram acesso a um curso de 90 horas no SENAI Concórdia.
O objetivo geral de um hackathon é trazer soluções tecnológicas e inovadoras para um fim específico. No início do evento, foi apresentado o desafio (tema) "Cidades Inteligentes". A partir disso, os alunos tiveram um tempo estipulado para desenvolver uma solução criativa e apresentar para uma banca julgadora ao final do dia. Foram premiados os três melhores projetos.
“O programa proporcionou aos estudantes o acesso à tecnologias e ferramentas de programação.O objetivo foi despertar o interesse desses jovens nas carreiras de tecnologia, que hoje desempenham um importante papel para o desenvolvimento do município. Mesmo não seguindo na área de TI, os jovens certamente terão competências diferenciadas para agregarem à carreira que escolherem, garantindo um futuro mais promissor aos participantes e à economia local”, destaca a gestora executiva do SESI SENAI, Regional de Concórdia, Marla Custódio.
O vice-presidente da FIESC, para o Alto Uruguai Catarinense, Álvaro Luiz de Mendonça, acentuou a importância do projeto, que disseminou novos conhecimentos aos jovens. “A melhor forma de disseminar a tecnologia é levá-la para as escolas. Acredito que o projeto superou todos os objetivos. Os alunos comprovaram na prática os conhecimentos que internalizaram durante toda a caminhada”, observa Mendonça.
O hackathon foi mais uma oportunidade para que os jovens demonstrassem na prática todos os conhecimentos que absorveram durante o programa Concórdia Mais Tec. Os projetos desenvolvidos e apresentados surpreenderam pela criatividade, pertinência e aplicabilidade. Quem acompanhou a apresentação pôde identificar o esforço coletivo de professores e estudantes para que o programa atingisse os objetivos traçados.
A parceria entre o SENAI e o Poder Público reforçou a relevância das tecnologias e como essas ferramentas podem contribuir para o desenvolvimento das cidades, através da inovação. O programa “Concórdia Mais Tech” fomentou o ensino das ferramentas tecnológicas, despertando nos alunos o interesse por esse universo, que se renova e se transforma cotidianamente.
|