O candidato a prefeito de Ipira, Emerson Ari Reichert, processou um morador de 44 anos por fake news. O processo tramita na comarca de Capinzal.
De acordo com os autos, o homem teria gravado um áudio e enviado em um grupo de WhatsApp falando que Emerson estava foragido da polícia, o que não é verdade, quando a Operação Fundraising estava sendo realizada pelo Ministério Público em Ipira.
Reichert pede uma indenização de R$ 30 mil.
Operação Fundraising
A operação, cumprida no dia 19 de junho, busca desarticular possível organização criminosa, capitaneada por grupo empresarial, suspeita de praticar ilícitos contra a Administração Pública, especialmente o desvio de recursos públicos e fraudes em licitações, e que, em suas ações, estaria buscando recrutar agentes públicos e particulares com o fim de obter ganhos ilícitos em prejuízo ao patrimônio público. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, incluindo a do prefeito de Ipira, Marcelo Baldissera, cinco de suspensão do exercício das funções públicas e 63 de busca e apreensão.
Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa do ex-prefeito, Emerson Ari Reichert. Os prefeitos presos nessa fase da operação já foram soltos pela Justiça e respondem em liberdade. |