Uma das mais importantes obras viárias de Santa Catarina finalmente será entregue à comunidade. É o anel de contorno viário da Grande Florianópolis, obra que começou em 2008 e quer desafogar o trânsito da BR 101 na entrada da capital catarinense, em especial de caminhões.
São 50 km de pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis e 21 passagens de nível. A responsável pelos serviços é a Arteris Litoral Sul, concessionária da BR 101, que estima ter investido cerca de R$ 3,9 bilhões.
Pela importância da obra, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará presente nesta sexta-feira, 9 de agosto. Lula também estará em Itajaí, para a cerimônia de Lançamento da Fragata Tamandaré, no Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul.
O governador Jorginho Mello (PL) não, não vai prestigiar estes dois importantes atos para o Estado. A agenda dele prevê que estará no Espírito Santo, que reúne os governadores do Sul e Sudeste.
Jorginho é o único governador brasileiro que não apareceu ao lado do presidente Lula em eventos públicos. Nem com ministros, quando o ato era de inauguração, como foi o caso do ministro dos transportes, Renan Filho (MDB), que inaugurou um viaduto na BR 470 sobre a BR 101.
Com a postura, Jorginho dialoga com os bolsonaristas raiz, mas fica menor e perde oportunidades de criar um canal de aproximação que Santa Catarina só tem a ganhar. A próxima eleição para os dois é apenas em 2026. |