Visando aprimorar os processos de trabalho da Vigilância Sanitária da Regional de Concórdia, o município sedia nesta quarta-feira, 05, a oficina Gestão de Qualidade e Gerenciamento de Risco, com a participação dos municípios de Arabutã, Ipumirim, Lindóia do Sul, Seara, Itá, Xavantina, Peritiba, Piratuba, Ipira e Alto Bela Vista.
O Sistema de Gestão de Qualidade é constituído por um conjunto de elementos visando estabelecer políticas, objetivos e processos visando o alcance de resultados, sendo uma poderosa ferramenta para qualificar a ação regulatória das autoridades de saúde, e assim fortalecendo as Vigilâncias Sanitárias.
Com o intuito de melhorar a gestão, a Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina aderiu, em 2012, ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), que apoiava as instituições na promoção da gestão pública de excelência. Em 2013, iniciaram-se as qualificações dos servidores com relação aos princípios gerais da Gestão da Qualidade, e foi publicada a Portaria DIVS 001/2013, que implantou o SGQ, instituindo também o Comitê de Gestão da Qualidade - CGQ (instância deliberativa) e o Núcleo de Gestão da Qualidade - NGQ (instância propositiva e apoiadora do processo).
O objetivo é promover, em suas respectivas regiões de saúde, a ampla discussão e a adoção de instrumentos e procedimentos para melhoria da gestão, do planejamento e priorização na execução das ações sanitárias no âmbito do SNVS, baseadas nas diretrizes e requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade e no Gerenciamento de Risco. |