Um comboio com cerca de 30 caminhões saiu de Chapecó às 04h da última terça-feira com destino a Arroio do Meio/RS, município adotado pela capital do Oeste Catarinense para auxiliar na recuperação dos estragos causados pelas cheias. Cerca de 360 quilômetros separam o município catarinense do município gaúcho.
Durante o Chapecó Notícias 1ª Edição desta quarta-feira (22), o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) atualizou os ouvintes sobre os trabalhos e atividades realizadas na cidade atingida pelas fortes chuvas no último mês. ”A cidade de Arroio do Meio (RS) esta destruída, bairros foram levados pela força da água, mas a nossa equipe esta aqui para ajudar e contribuir com a reconstrução da cidade”, disse Rodrigues.
CIDADES ADOTADAS
Bombinhas – Eldorado do Sul (RS)
Timbó – Rolante (RS)
Chapecó – Arroio do Meio (RS)
Xanxerê – Imigrante (RS)
Blumenau – Lajeado (RS)
Porto União – Igrejinha (RS)
Pomerode – Cruzeiro do Sul (RS)
Joinville – Guaíba (RS)
Cunhataí – Travesseiro (RS)
Vargem – Lageado (RS)
Luiz Alves – Muçum (RS)
Indaial – Nova Santa Rita (RS)
Luzerna – Roca Sales (RS)
Mondaí – Arroio do Meio (RS)
Cocal do Sul – Bom Princípio (RS)
Trombudo Central – Rio Pardo (RS)
Rodeio – Cruzeiro do Sul (RS)
Sangão – São Jerônimo (RS)
Curitibanos – Feliz (RS)
Cunha Porã – Agudo (RS)
Governador Celso Ramos – Pareci Novo (RS)
Jaraguá do Sul – Roca Sales (RS)
A primeira-dama, Fabiana Matte Rodrigues, acompanha os trabalhos. A intenção é também realizar apresentações artísticas em algumas noites., para levar um pouco de alegria às pessoas.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio, 90% da cidade foi atingida pelas cheias do rio Taquari. Ficaram desalojadas 11.400 pessoas. Outras 350 estão desabrigadas e foram acolhidas em abrigos municipais.
Cerca de mil casas foram destruídas. O município tem 22 mil habitantes. |