Liberada para toda a população com mais de seis meses de vida, a Campanha Nacional de Vacinação da Influenza em Concórdia alcançou um percentual de 42,25% na última quarta-feira, dia 15. Mesmo considerada baixa, é uma quantidade que está acima do mesmo período do ano passado no município, quando menos de 40% das pessoas haviam sido imunizadas.
De acordo com as informações disponibilizadas pela Unidade Sanitária à reportagem da emissora, este percentual alcançado nesta semana representa aproximadamente 12,9 mil pessoas imunizadas contra a gripe no município. Concórdia tem pouco mais de 29,6 mil doses para aplicar, portanto, restando em torno de ainda 16 mil imunizantes.
Dentro do público-alvo, que é o objetivo da campanha, entre os idosos, por exemplo, estima-se que 14.360 pessoas precisem se imunizar, mas até agora apenas 46% recebeu a vacina. Entre as crianças, das 5.473 esperadas, cerca de 34% foram imunizadas. Dos 1.813 professores, apenas 20,5% foram vacinados.
A campanha de vacinação começou em 25 de março e está prestes a completar dois meses. A data final seria dia 31 de maio, daqui a duas semanas, mas o prazo deve ser prorrogado até que todas as doses sejam aplicadas. Por isso, neste sábado, dia 18, a prefeitura realizada mais um Dia D de vacinação em Concórdia, conforme destaca a secretária de saúde, Leide Mara Bender. Ouça acima.
Pode receber a dose toda a população, a partir dos seis meses de vida. É necessário apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS. A aplicação será feita das 08h às 12h na Unidade Sanitária e nos seguintes bairros:
Guilherme Reich
Industriários
Vista Alegre
Vila Jacob Biezus
Nações
São Cristóvão
Novo Horizonte
Planalto
Apesar do percentual considerado baixo, os números de Concórdia estão acima da média estadual. Em Santa Catarina, conforme dados do início desta semana, apenas 36% do público havia buscado a imunização. A secretaria de estado da saúde está em alerta, com diversos hospitais em lotação máxima por doenças respiratórias. |