Em reunião semanal com comando de greve e representantes dos Centros Acadêmicos, Grêmio Estudantil e Associação de Pais, na última semana, foi tratada a suspensão do calendário acadêmico do Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia, e também as possibilidades futuras de negociação entre governo e sindicato.
Conforme manifestações divulgadas em rede nacional, existe o indicativo de nova rodada de negociações para os próximos dias. Considerando a incerteza de um acordo e de a mobilização já ter completado um mês no campus concordiense, foi solicitada a suspensão do calendário acadêmico a partir desta segunda-feira, 13 de maio.
Essa definição tem por objetivo a possibilidade de a instituição reorganizar as atividades letivas ao final do período de paralisação. Na condição de Aulas Suspensas, em vigor até então, o IFC não supria a demanda de realocar toda a carga horária pendente, a fim de atender os alunos de maneira efetiva após o retorno.
Suspender o calendário acadêmico significa interromper o calendário no estágio atual, e assim que o movimento grevista se encerrar no Campus, retornar as atividades a partir do ponto onde parou, sem implicar na perda do período letivo. Proposta de adequação do calendário acadêmico será construída junto com a comunidade escolar no retorno da greve.
A orientação da direção nesse momento é de gerir o que é possível e também necessário de ser mantido, considerando implicação em bolsas de estudo e perdas de trabalhos em desenvolvimento. A Direção-Geral, juntamente com os demais setores vinculados ao Ensino, está à disposição para receber estudantes e familiares e prestar esclarecimentos. |