O treinador de futebol de 39 anos Lucas Isotton comanda o Novo Hamburgo–RS, na série D do Campeonato Brasileiro 2024. O último confronto da equipe foi diante do Barra–SC em Itajaí, na estreia, no empate em 1x1 no último dia 29.
Lucas, que dirigiu o Concórdia Atlético Clube na Copa SC em 2023, ficou com a vice-colocação e no catarinense deste ano ficou com a 10⁠ª colocação, permanecendo o Galo do Oeste na elite do futebol estadual por mais uma temporada.
Isotton que é natural de Caxias do Sul–RS, foi um dos atingidos pela catástrofe climática que assola o estado há mais de uma semana. O treinador conta que morava a 6km da área central de Novo Hamburgo. O edifício em que morei era de três andares e a água começou a encher o segundo andar. Quando a água começou a encher, eu consegui sair rapidamente, levando uma muda de roupa e meu carro, e fui em direção à área segura da cidade. Não houve alagamentos. Foi uma experiência muito triste, pois funcionários do clube foram atingidos e famílias perderam tudo. É uma sensação de guerra devastadora acordar em um sonho desolador. O nosso estado precisará de ajuda extra.
Lucas, que permaneceu isolado em Novo Hamburgo, na região central, disse que não havia água disponível. "Dias de incerteza, medo, dúvidas quanto à nossa capacidade de lidar com a situação, escutando relatos e vendo pessoas, é assustador. Ainda estamos tentando raciocinar. Há uma abundância de água, algumas estradas estão liberadas, outras não. O clube está fazendo de tudo para ajudar as pessoas", disse.
Segundo o treinador, o estádio do Vale fica numa região próxima à BR e não chegou a ser atingido pela enchente e sim seus arredores. "No interior do estádio, foi montado um QG para abrigar as pessoas, ali foi disponibilizado um gerador para energia elétrica, muita água potável e a comunidade em geral ajudou com doações. Tudo muito difícil no clube, 3 atletas foram atingidos e alguns funcionários, todos estão numa força tarefa unida em prol das pessoas." Finaliza Lucas.
Lucas Isotton que comunicou à direção que estaria deixando o município e buscando tentar retornar para sua cidade natal, em Caxias do Sul, até a retomada dos trabalhos, neste momento somente no próximo mês onde a CBF suspendeu as partidas de todos os gaúchos todas as divisões nacionais até próximo dia 30.
|