A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) completa nesta terça-feira, dia 7, 48 anos de atuação e prol do desenvolvimento regional. Fundada em 1976, a entidade tem o objetivo de promover a integração administrativa, econômica e social, mais o desenvolvimento político-administrativo através do planejamento microrregional, prestação de assistência técnica e serviços nas diversas áreas de ação das administrações municipais.
De caráter privado, a Amauc é mantida com a contribuição financeira mensal de cada uma das 14 prefeituras, cujo retorno da entidade se dá através da assessoria técnica na realização serviços nas áreas de engenharia, arquitetura, topografia, contabilidade, assistência social, informática, concurso públicos e processos seletivos, comunicação e movimento econômico, cujos resultados provocam benefícios diretos às administrações, refletindo também em suas comunidades regionais.
A Amauc é formada por 14 municípios: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina.
Além das ações práticas de assessoria às prefeituras, a Amauc também atua através de 11 colegiados. Cada um ligado à uma área específica da municipalidade, que se reúne periodicamente para discutir ações que podem ser tomadas em conjunto entre os entes associados ou elucidar dúvidas comuns entre eles referentes à essas áreas, como por exemplo saúde, educação, engenharia, licitações e afins.
A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense também é compreendida por seis consórcios públicos. Um deles é o Intermunicipal Multifinalitário do Alto Uruguai Catarinense (Lambari), que tem atuado na área cultural e também na assessoria ambiental das prefeituras consorciadas, cuja finalidade também motivou a criação dessa entidade. O Lambari é composto pelas 14 prefeituras da Amauc.
O Intermunicipal de Saúde do Alto Uruguai Catarinense, CIS Amauc, que trabalha no sentido de assegurar a prestação de serviços de saúde especializados, de referência nas complexidades ambulatorial e hospitalar para a população dos municípios consorciados. Através dessa instituição são realizados credenciamentos de serviços especializados em saúde para atender as demandas comuns da população das cidades consorciadas, com o objetivo de reduzir custos.
O Consórcio Integrar, que é formado pelos municípios de Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Presidente Castello Branco, tem a missão de prover o auxílio mútuo entre as prefeituras consorciadas através de ações do compartilhamento ou uso comum de instrumentos, máquinas, equipamentos e veículos, além da contratação de veículos e de pessoas para ações de interesse comum.
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Alto Uruguai Catarinense, Cidauc, composto pelos municípios de Arabutã, Ipumirim, Itá, Lindóia do Sul e Xavantina, que tem a função de deliberar ações voltadas para a infraestrutura viária dessas cidades.
O Consórcio Intermunicipal do Serviço Socioassistencial de Alta Complexidade – Modalidade Abrigo Institucional, formado pelos municípios de Seara, Itá e Xavantina. O objetivo é o acolhimento através do abrigo de crianças e adolescentes em situação de abandono, negligência, destituição do poder familiar, ameaça e violação de direitos constitucionais.
Por fim, o Consórcio Casa Lar Pequeno Príncipe, que abrange os municípios de Arabutã, Ipumirim e Lindóia do Sul. A exemplo do Abrigo Institucional, o objetivo dessa instituição também é realizar serviços de assistência, abrigo e acolhimento de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos ou abusos. |