O prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, esteve nos estúdios da Aliança FM na manhã desta quinta-feira, dia 17, onde concedeu entrevista e falou sobre diversos temas relacionados ao município. Um dos assuntos abordados foi sobre a vinda da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Alvo de uma promessa política antiga, a instalação da instituição pública de ensino sempre foi um tema cercado de polêmicas. O assunto se arrasta desde 2012, quando tratativas para este pleito iniciaram. Em 2014, um terreno para abrigar a estrutura chegou a ser adquirido, permanecendo vago até hoje.
Durante a entrevista à Aliança FM, o prefeito Rogério Pacheco lembrou que a atual gestão arcou com cerca de 80% do pagamento da compra do espaço onde ficaria a universidade. Ele disse também acreditar que a instituição não venha mais a Concórdia pois o foco do novo governo federal é voltado à instalação de Institutos Federais (IFs).
"A informação que eu tive é que o governo federal está encaminhando investimentos aos Institutos Federais. Então, os recursos para a área de educação estariam sendo trabalhados para os IFs, e não para a UFFS. E isso preocupou, claro", disse ele.
Na ocasião, Pacheco também revelou que um dos seus focos no último ano de gestão é lançar o projeto voltado à habitação, tema este que, conforme o prefeito, não avançou conforme ele gostaria de forma mais célere. Segundo o prefeito, o projeto deverá será lançado no próximo mês.
"A gente deve lançar até o mês que vem, e que é algo que já deveria ter sido encaminhado, que é a questão habitacional. Espero que a gente consiga já lançar isso. A única dificuldade é que a gente estava aguardando a Faixa 1, que não teve no governo passado, agora este governo está possibilitando. A gente trabalhou outras ações em áreas que contemplariam a Faixa 2".
Neste ano, Concórdia vai sediar a maior competição esportiva do Estado. Os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), em Concórdia, serão o evento de encerramento da atual gestão, reforça o prefeito Rogério Pacheco. O município sediaria a competição em 2019, o que não foi possível.
"Estou muito feliz. Já criamos nosso comitê organizador. Dentro deste comitê, teremos ex-atletas e ex-dirigentes. Não tenho, dúvida de que já está havendo uma sinergia e movimentação muito forte. Esta semana, fizemos alguns ajustes com a Fesporte. Teremos mais de 6 mil atletas de 12 a 23 de novembro. Esse é um objetivo de deixar legado para crianças e adolescentes". |