Foi aprovada por unanimidade uma greve dos professores da rede estadual em Santa Catarina a partir do dia 23 de abril. A votação ocorreu em uma assembleia nesta quinta-feira, dia 04, realizada na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Santa Catarina (Sinte SC).
Conforme as informações da coordenadora regional do sindicato em Concórdia, Cleuza Beatriz Spanhol, que esteve no evento, diante da aprovação, a partir do dia 23 as aulas ficam afetadas pela mobilização daqueles professores que aderirem ao movimento por tempo indeterminado.
Caso uma nova proposta seja feita antes disso, a paralisação não deve acontecer. Diante disso, o governador Jorginho Mello tem menos de 20 dias para apresentar uma contraproposta à classe, que analisará o que foi oferecido e decidirá se suspende o movimento.
Entre as demandas da categoria, estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação. |