A última sessão da Câmara de Vereadores de Concórdia, na quinta, 21, teve como tema o Dia Mundial da Síndrome de Down, que se realizou em todos os países.
O tema foi abordado pelo presidente da casa, o vereador Fábio Ferri, em seu discurso no plenário da casa. Além disso, outro fato que chamou a atenção foi que o assessor parlamentar da vereadora Margarete Dalla Costa, PT, Carlos Eduardo Machado, estava presente na sessão junto ao plenário com meias coloridas, divertidas e descombinadas (“trocadas”, com um pé diferente do outro) parabenizado pelo vereador Fernando Busetto, PSDB. O assessor que aderiu ao tema da "brincadeira" a ideia é que as pessoas comecem a conversar sobre a Síndrome de Down ao verem as meias coloridas trocadas, iniciando uma conversa sobre o tema a partir daí.
O que é essa iniciativa?
A iniciativa globalmente conhecida como “Lots of Socks” (que significa “Muitas Meias”) usa esse gesto simples para celebrar a diversidade e também chamar a atenção para a necessidade de promover a inclusão sobre o tema.
DIA DA SÍNDROME DE DOWN
Conforme determinação da Organização das Nações Unidas (ONU), a data instituída em 2011 também visa "relembrar a dignidade inerente, o valor e as contribuições que essas pessoas possuem como promotoras do bem-estar e da diversidade de suas comunidades".
A Síndrome de Down afeta, de maneira diferente, a capacidade de aprendizagem, as características físicas e a saúde das pessoas. Atualmente, três tipos já foram registrados: a trissomia 21, a síndrome por translocação e o mosaicismo.
|